Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Seminaristas celebram a recepção da batina no Rio de Janeiro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/03/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Terça-feira, 21-03-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrou a investidura do hábito talar com sobrepeliz para o uso litúrgico de 26 novos seminaristas que deixam o Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos a fim de ingressar no primeiro ano de filosofia no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido.

Seminaristas celebram a recepção da batina no Rio de Janeiro.png

Na ocasião, a cerimônia teve lugar na Basílica Menor do Imaculado Coração de Maria, no Méier, e foi presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.

Em sua a homilia, o Cardeal Orani afirmou que a recepção da batina concede aos seminaristas a oportunidade de vivenciar uma nova condição de vida para, assim, assumirem verdadeiramente a missão que Cristo os confiou.

“É um momento importante, de certa forma, porque a liturgia nos diz que somos um povo chamado a colocar em prática a Palavra de Deus. Sem dúvida, nessa nova condição de seminaristas maiores, já caminhando para os passos que os levarão em direção ao sacerdócio ministerial, também supõe um novo comportamento, uma vida de acordo com a Palavra e a missão que recebem. Para os que recebem essa veste, é uma oportunidade de viver essa nova condição. Deus os escolhe pela ação do Espírito Santo; vocês respondem a esse chamado e, dessa forma, passam a configurarem-se a Cristo”, disse.

Por sua vez, o pároco local, Padre Júlio César Melo Miranda, declarou:

“Recebemos com muita alegria a comunidade formativa, os jovens seminaristas e os seus familiares, sobretudo neste Ano Mariano, um ano de graças. Pedimos, então, para que o Coração de Maria acolha todos os jovens que estão nesta caminhada. Imagino a juventude como um trovão que tem o poder de inundar, com a vida e a vocação de cada um, a nossa arquidiocese com muitas bênçãos”.

Já o reitor do seminário maior, Cônego Leandro Câmara, expressou seu contentamento pela atitude dos jovens em abandonarem tudo para seguir a Cristo, ainda mais em meio às situações proporcionadas pelos tempos atuais.

Ainda conforme o religioso, a Igreja escolhida para a celebração tem o intuito de pedir a intercessão de Maria Santíssima, uma vez que a Arquidiocese vive o Ano Mariano, sobre a vida e a vocação de cada seminarista.

“É admirável que jovens, neste tempo que vivemos, tenham a generosidade de deixar suas casas e famílias para discernir a vocação sacerdotal. Nosso desejo enquanto formadores é que todos perseverem e sejam bons padres para o povo de Deus e para a Igreja. Recebemos os seminaristas como um presente para cuidar e formar cada um. A nossa intenção é consagrar cada uma destas vocações, cada um destes jovens, ao Imaculado Coração de Maria, para que ela os guarde e os proteja de todos os perigos, de todas as situações adversas em suas vocações. Que Maria seja fonte de graça para que eles descubram a vocação e, a partir disso, sejam e façam os outros felizes”, completou o Cônego Leandro Câmara. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

 
Comentários