Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Ser Igreja “decididamente missionária”, desafio apontado na Bolívia, no CAM 5
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/07/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 13-07-2018, Gaudium Press) O V Congresso Missionário Americano (CAM 5), realizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, caminha para seu encerramento no sábado, 14 de julho.

Mais de 2500 missionários pertencentes a 24 países, desde o dia 11 de julho, reuniram-se para tratar dos desafios da Igreja para o continente e um dos desafios surgidos é ser Igreja “decididamente missionária”.

Objetivos

Ser Igreja 'decididamente missionária', desafio apontado na Bolívia, no CAM 5 .jpg

O objetivo geral do CAM 5 é fortalecer, nas Igrejas das Américas, a identidade e o compromisso missionário Ad Agentes, anunciando a Alegria do Evangelho a todos os povos.

Este ano, a temática do congresso é: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão” e o lema “América em missão, o Evangelho é Alegria”.

Dentro deste contexto, foram discutidas formas de avivar a fé, com renovado compromisso missionário para que a Alegria do Evangelho, como anúncio querigmático que dinamize a vida missionária de nossas Igrejas no continente.

O Papa Francisco enviou para o CAM 5 o Cardeal Fernando Filoni como seu enviado especial.

Em um de seus discursos, o Cardeal apontou para a necessidade de enfrentar o problema da falta de vocações missionárias com “uma generosa disposição de partilha de missionários entre as Igrejas mais ricas e as mais pobres”, além de deixar-se “tomar por um profundo e generoso amor a serviço das comunidades mais privadas do anúncio do Evangelho”.

Entre outros participantes oriundos do Brasil, encontra-se presente no CAM – 5 o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), padre Maurício da Silva Jardim.

Participa também do encontro Dom Esmeraldo de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. (JSG)

 

 
Comentários