Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Teologia de Joseph Ratzinger é tema de Simpósio Internacional no Rio de Janeiro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/04/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 25-04-2019, Gaudium Press) A Sociedade Ratzinger Brasil em colaboração com a Cátedra Joseph Ratzinger e com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, está promovendo o 2º Simpósio Internacional “O fundamento sacramental da existência cristã: A teologia litúrgica e sacramental de Joseph Ratzinger”.

Teologia de Joseph Ratzinger e? tema de Simpo?sio Internacional no Rio de Janeiro.jpg

O Simpósio é destinado a professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação da área de ciências da religião e teologia e a todos os interessados em refletir e se aprofundar na teologia e na atuação eclesial de Joseph Ratzinger (Bento XVI).

O primeiro dia do evento, que contará com a presença do prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Gerhard Müller, se iniciará às 14h desta quinta-feira, 25 de abril, na Sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no bairro da Glória.

No dia seguinte, 26, será celebrada uma Santa Missa, às 7h45, na Pastoral Universitária da PUC-Rio, onde será sediado o segundo dia do encontro.

Importantes nomes da teologia católica ministrarão conferências durante o simpósio, que contará também com apresentações de pesquisas de alunos da área, além de debates teológicos.

De acordo com Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, um dos presidentes da comissão organizadora, o fato da PUC-Rio ter uma cátedra em homenagem a Joseph Ratzinger, permite que ela ofereça o apoio logístico para a realização de alguns eventos, sobretudo o simpósio.

Obras completas de Joseph Ratzinger

Durante o simpósio, o Cardeal Müller fará o lançamento do 11º volume das “Obras completas de Joseph Ratzinger”: “Teologia da Liturgia – O fundamento sacramental da existência cristã”.

Obras completas de Joseph Ratzinger.jpg

Ao longo de aproximadamente 50 anos, Joseph Ratzinger publicou artigos, pequenos volumes, alguns livros completos, juntou artigos, fazendo pequenas coletâneas e publicando livros em diversas partes do mundo, em diferentes revistas, jornais e outras publicações.

Por ser considerado um dos maiores teólogos do século XX e do início do século XXI, muitos pediram que essas publicações fossem reunidas e organizadas por temas, para facilitar o acesso ao seu conteúdo.

Atendendo este desejo, as obras de Joseph Ratzinger foram compiladas em 16 volumes, sendo alguns deles em dois tomos. Ao todo são 21 volumes, cada um deles com 700 a mil páginas.

Atendendo ao pedido do próprio Papa Emérito, o primeiro volume a ser publicado é o número 11, pois nele está o núcleo fundamental do pensamento dele, a Liturgia.

Esse trabalho foi confiado por Bento XVI ao então Bispo de Ragensburg, na Alemanha, Dom Müller. Posteriormente, tornou-se Cardeal e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé – da qual hoje é emérito – e continuou o seu trabalho. Para isso, criou uma fundação, chamada Instituto Papa Bento XVI, na qual reuniu uma equipe coletando e organizando esse material, sob sua responsabilidade. (EPC)

 
Comentários