Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Todos os sacramentos são ‘grandes exorcismos’”, diz Cardeal Piacenza
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/03/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-03-2017, Gaudium Press) Em conversa com a Agência ACI Stampa, o Penitenciário Maior da Igreja, Cardeal Mauro Piacenza, expressou que “todos os sacramentos são ‘grandes exorcismos'”.

Todos os sacramentos são grandes exorcismos, diz Cardeal Piacenza.jpg

“A confissão e a Santa Comunhão tem sempre um extraordinário valor capaz de renovar ao homem, mas celebrados na Páscoa tem objetivamente um valor espiritual e litúrgico objetivamente mais evidente e, se me permite, também um valor exorcístico”, ressaltou.

Os exorcismos são sacramentais, ressaltou o purpurado. Mas estes tomam a força dos sacramentos, que estabelecidos por Cristo, prolongam “sua presença salvífica através da Igreja até o final da História”.

O purpurado se referiu particularmente à confissão, ao assinalar que “o pecado mortal é sempre uma escravidão, e cada vez que o sacerdote pronuncia a fórmula de absolvição, o fiel é liberado das garras do maligno e reintroduzido na comunhão plena com a vida trinitária”.

É a confissão “o único e verdadeiro ponto de reinício para cada um de nós. Em toda confissão o batizado é renovado interiormente, e sua vida espiritual volta a começar, com todos os infinitos dons da graça que o sacramento porta”.

Exercícios quaresmais

O Cardeal Piacenza falou também do jejum, a oração da Via Sacra, o fazer períodos de silêncio durante o dia, como “gestos quaresmais que sustente o concreto do ato de Fé e que corroboram sua objetividade”, além de favorecer a humildade, virtude necessária particularmente ao homem de nossos dias. (EPC)

 
Comentários