Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Universidade Católica nos EUA pretende restaurar o apreço pela verdade e beleza
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/02/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Segunda-feira, 20-02-2017, Gaudium Press) Criada sob a figura de uma Escola de Artes, a nova ‘Pontifex University’ dos Estados Unidos propõem fazer do caminho da beleza a principal via através da qual se possa oferecer uma formação autenticamente católica. O centro educativo oferece programas primordialmente online, com seu Mestrado em Arte Sacra, o que lhe permite incorporar as tecnologias como ferramenta para conectar aos professores católicos com seus alunos e dispôr de uma grande variedade de recursos.

Universidade Católica nos EUA pretende restaurar o apreço pela verdade e beleza.jpg

“Temos perdido qualquer conceito de vínculo entre a arte e o sagrado”, lamentou Gareth Genner, Presidente da universidade. “Frequentemente a arte é mais reverenciada por sua capacidade de causar impacto do que por sua habilidade de refletir a beleza”. A ênfase, portanto, é recuperar a fecunda relação entre a arte e a Fé que inspirou as obras mestras da arte religiosa e arquitetura sacra que são características da cultura católica.

A forma de conquistar este objetivo é formar aos estudantes em uma “sensibilidade à beleza, uma apreciação da beleza e uma aptidão para criar beleza do tipo particularmente católico, seja nas propostas artísticas ou simplesmente em uma vida bem ordenada”. Espera-se que os resultados transcendam o âmbito acadêmico: “Se você se sintoniza com a beleza, pode vê-la em lugares onde nunca antes a notou. A beleza pode lhe conectar com a teologia e a liturgia e a todas as coisas que o rodeiam”.

O programa de Mestrado de Arte Sacra se foca na compreensão de como uma “cultura da beleza” expressa a Fé e de que forma “o papel dos artistas e padroeiros contribuíram ao bem comum no passado e na sociedade contemporânea”, assim como preparar os estudantes para conquistar seus objetivos artísticos no meio de expressão de sua escolha. O programa não se limita aos artistas, mas busca “atrair todas as pessoas à Fé e ao culto de Deus na Sagrada Liturgia, a qual é central na vida cristã”. A universidade prepara programas de graduação e pós-graduação em Teologia Tomista, com uma introdução anunciada para a Quaresma. (EPC)

 
Comentários