Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Voluntárias de Dom Bosco comemoram 100 anos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/05/2017
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Sexta-feira, 26-05-2017, Gaudium Press) As Voluntárias de Dom Bosco (VDB) viveram três de celebração pelo centenário de sua fundação. Um numeroso grupo de mulheres procedentes de 58 países, especialmente da Itália, se reuniram em Valdocco, Turim, para participar de diversas atividades que recordaram as origens da instituição.

Voluntárias de Dom Bosco comemoram 100 anos.jpg

O Centro de Espiritualidade da Família Salesiana foi a sede onde os representantes das VDB de todo o mundo se reuniram para um primeiro encontro ocorrido na sexta-feira, dia 19 de maio e levou o título “Com um coração agradecido”. Para a ocasião este presente Olga K., Responsável Geral do Instituto Secular das Voluntárias de Dom Bosco, e se celebrou uma Missa de Ação de Graças na Igreja de São Francisco de Sales. Posteriormente, teve lugar uma vigília de oração na casa de São João Bosco.

No sábado, 20 de maio, aniversário da fundação das VDB, se rendeu um tributo a Dom Felipe Rinaldi, terceiro sucessor de Dom Bosco, e fundador do Instituto Secular; assim como as primeiras três voluntárias. A jornada foi marcada por momentos fortes de oração, reflexão, diálogo e estudo sobre as origens desta obra; além da celebração Eucarística.

O grande momento da Família Salesiana ocorreu no domingo, 21, com uma Solene Missa na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo Reitor Maior dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, com a presença de vários sacerdotes salesianos, as Filhas de Nossa Senhora Auxiliadora (FMA), os Salesianos Cooperadores, ex-alunos e os Voluntários de Dom Bosco. Também esteve presente o Cardeal Joseph Zen, Bispo Emérito de Hong Kong.

“Cem anos de história não pode ser resultado de um programa humano é a manifestação da vontade de Deus, e é por isso que, a festa das VDB, é uma grande festa para toda a Família Salesiana”, expressou o Reitor Maior.

Neste dia também se realizou um encontro com as intervenções do Padre Fernández Artime, a Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; Noemi Bertola, Coordenadora Mundial dos Cooperadores Salesianos; Maria Maghini, Presidenta Mundial das Ex-alunas das FMA; e Darwin Petit, Responsável Mundial dos Voluntários de Dom Bosco.

Voluntárias de Dom Bosco comemoram 100 anos 2.jpg

O Instituto Secular de Voluntárias de Dom Bosco (VDB) foi fundado pelo Padre Felipe Rinaldi, quando ainda não era o terceiro sucessor de São João Bosco.

As VDB se identificam com os demais membros da Família Salesiana por serem leigas consagradas que vivem a espiritualidade salesiana, imersas no mundo. Elas se ocupam de seus trabalhos cotidianos a partir de diversas profissões, com a missão de fazer presente o amor de Deus nos ambientes seculares.

Como consagradas, realizam os votos de castidade, pobreza e obediência, sem viver em comunidade, mas sim em comunhão de vida por meio de grupos de referência onde se formam e se sustentam mutuamente.

Atualmente há mais de 1200 voluntárias em todo o mundo. A casa principal se encontra em Roma. (EPC)

 
Comentários