Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
1

Sábado, 17 de Agosto de 2019.

Santo do dia: Santa Clara da Cruz, virgem; Santo Eusébio, Papa
Cor litúrgica: verde

Evangeho do dia: São Mateus 19, 13-15

Primeira leitura: Josué 24, 14-29
Leitura do Livro de Josué:

Naqueles dias, Josué disse a todo o povo: 14Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com um coração íntegro e sincero, e lançai fora os deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia e no Egito, e servi ao Senhor. 15Contudo, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem quereis servir: se aos deuses a quem vossos pais serviram na Mesopotâmia, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Quanto a mim e à minha família, nós serviremos ao Senhor'. 16E o povo respondeu, dizendo: 'Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos. 17Porque o Senhor, nosso Deus, ele mesmo, é quem nos tirou, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da escravidão. Foi ele quem realizou esses grandes prodígios diante de nossos olhos, e nos guardou por todos os caminhos por onde peregrinamos, e no meio de todos os povos pelos quais passamos. 18O Senhor expulsou diante de nós todas as nações, especialmente os amorreus, que habitavam a terra em que entramos. Portanto, nós também serviremos ao Senhor, porque ele é o nosso Deus'. 19Então Josué disse ao povo: 'Não podeis servir ao Senhor, pois ele é um Deus santo, um Deus ciumento, que não suportará vossas transgressões e pecados. 20Se abandonardes o Senhor e servirdes a deuses estranhos, ele se voltará contra vós, e vos tratará mal e vos aniquilará, depois de vos ter tratado bem'. 21O povo, porém, respondeu a Josué: 'Não! É ao Senhor que serviremos'. 22Josué então disse ao povo: 'Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes o Senhor para servi-lo'. E eles responderam: 'Sim! Somos testemunhas!' 23'Sendo assim', disse Josué, 'tirai do meio de vós os deuses estranhos e inclinai os vossos corações para o Senhor, Deus de Israel'. 24O povo disse a Josué: 'Serviremos ao Senhor, nosso Deus, e seremos obedientes aos seus preceitos'. 25Naquele dia, Josué estabeleceu uma aliança com o povo, e lhes propôs preceitos e leis em Siquém. 26Josué escreveu estas palavras no Livro da Lei de Deus. A seguir, tomou uma grande pedra e levantou-a ali, debaixo do carvalho que havia no santuário do Senhor. 27Então Josué disse a todo o povo: 'Esta pedra que estás vendo servirá de testemunha contra vós, pois ela ouviu todas as palavras que o Senhor vos disse, para que depois não possais renegar o Senhor, vosso Deus'. 28Em seguida, Josué despediu o povo, para que fosse cada um para suas terras. 29Depois desses acontecimentos, morreu Josué, filho de Nun, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos. 

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 15 (16)

- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!

R: O Senhor é a porção da minha herança!

- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.

R: O Senhor é a porção da minha herança!

- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

R: O Senhor é a porção da minha herança!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19, 13-15

-
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11, 25)

Proclamação Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 13Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: 'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.' 15E depois de impôr as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. 

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário ao Evangelho por Santa Teresa de Calcutá
Fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
«A Simple Path»

Ir a Deus como uma criança

Começai o dia e acabai-o com uma oração. Ide a Deus como uma criança pequena vai a sua mãe. Se as palavras não vos acorrerem espontaneamente, dizei por exemplo: «Vem, Espírito Santo, guia-me, protege-me, ilumina as minhas ideias para que eu possa rezar». Ou então, dirigi-vos à Virgem Maria e dizei: «Maria, Mãe de Jesus, sê uma mãe para mim, ajuda-me a rezar».

Quando rezardes, agradecei a Deus todos os seus dons, porque tudo Lhe pertence, tudo é um dom que Ele nos dá. A alma é um dom de Deus. Se és cristão, podes rezar a oração do Senhor; se és católico, para além do pai-nosso, as tuas orações são a ave-maria, o terço e o credo. Se a tua família tem devoções particulares, reza segundo as vossas tradições.

Se tiverdes verdadeira confiança no Senhor e no poder da oração, ultrapassareis as dúvidas, os temores e aquela impressão de solidão que tantos sentem.

 
Comentários