Versão 0.8 Beta. Login | Cadastre-se

Login

 
E-mail:
Senha:
Ainda não se registrou?
Clique aqui e acesse a comunidade dos Arautos do Evangelho. Deixe seus comentários sobre nossas novidades.
Home » Magistério » Voz do Papa »
Voz do Papa

A nova geração sente sede de transcendência

Publicado 2009/11/10
Author : Redação

Na audiência concedida ao primeiro grupo de Bispos brasileiros em visita "ad limina", Bento XVI lembrou a necessidade de uma adequada formação dos seminaristas, na fidelidade às normas universais da Igreja.

| Imprimir | Email E-mail | Report! Corrigir | Share

PAPA.JPGNa audiência concedida ao primeiro grupo de Bispos brasileiros em visita "ad limina", Bento XVI lembrou a necessidade de uma adequada formação dos seminaristas, na fidelidade às normas universais da Igreja.

Como Sucessor de Pedro e Pastor universal, posso assegurar-vos que o meu coração vive dia a dia as vossas inquietudes e cansaços apostólicos, não cessando de lembrar junto a Deus os PAPA BENTO XVI.....................A.jpgdesafios que enfrentais no crescimento das vossas comunidades diocesanas.

Em nossos dias, e concretamente no Brasil, os trabalhadores na Messe do Senhor continuam a ser poucos para a colheita que é grande (cf. Mt 9, 36-37). Não obstante a carência sentida, é verdadeiramente essencial uma adequada formação daqueles que são chamados a servir o Povo de Deus. Por essa razão, no âmbito do Ano Sacerdotal em curso, permiti que me detenha hoje a refletir convosco, amados Bispos do Oeste brasileiro, sobre a solicitude própria do vosso ministério episcopal que é a geração de novos pastores.

O bom Deus tem pressa de que todos os homens se salvem

Embora seja Deus o único capaz de semear no coração humano a chamada para o serviço pastoral do Seu povo, todos os membros da Igreja deveriam interrogar-se sobre a urgência íntima e o real empenho com que sentem e vivem esta causa. Um dia, quando alguns dos discípulos temporizavam observando que faltavam "ainda quatro meses" para a colheita, Jesus rebateu: "Pois Eu vos digo: Levantai os olhos e vede os campos, como estão dourados, prontos para a colheita" (Jo 4, 35).

Deus não vê como o homem! A pressa do bom Deus é ditada pelo seu desejo de que "todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade" (I Tm 2, 4). Há tantos que parecem querer consumir a vida toda em um minuto, outros que vagueiam no tédio e na inércia, ou abandonam-se a violências de todo gênero. No fundo, não passam de vidas desesperadas à procura da esperança, como o demonstra uma difusa - embora às vezes confusa - exigência de espiritualidade, uma renovada busca de pontos de referência para retomar a estrada da vida.

Após o Concílio, deixou-se de falar de certas verdades fundamentais da Fé

Prezados Irmãos, nos decênios sucessivos ao Concílio Vaticano II, alguns interpretaram a abertura ao mundo, não como uma exigência do ardor missionário do Coração de Cristo, mas como uma passagem à secularização, vislumbrando nesta alguns valores de grande densidade cristã, como igualdade, liberdade, solidariedade, mostrando- se disponíveis a fazer concessões e descobrir campos de cooperação.

Assistiu-se assim a intervenções de alguns responsáveis eclesiais em debates éticos, correspondendo às expectativas da opinião pública, mas deixou-se de falar de certas verdades fundamentais da Fé, como do pecado, da graça, da vida teologal e dos novíssimos. Insensivelmente caiu-se na autossecularização de muitas comunidades eclesiais; estas, esperando agradar aos que não vinham, viram partir, defraudados e desiludidos, muitos daqueles que tinham: os nossos contemporâneos, quando vêm ter conosco, querem ver aquilo que não veem em parte alguma, ou seja, a alegria e a esperança que brotam do fato de estarmos com o Senhor ressuscitado.

A nova geração sente uma grande sede de transcendência

Atualmente há uma nova geração já nascida neste ambiente eclesial secularizado que, em vez de registrar abertura e consensos, vê na sociedade o fosso das diferenças e contraposições ao Magistério da Igreja, sobretudo em campo ético, alargar-se cada vez mais. Neste deserto de Deus, a nova geração sente uma grande sede de transcendência.

São os jovens desta nova geração que batem hoje à porta do Seminário e que necessitam encontrar formadores que sejam verdadeiros homens de Deus, sacerdotes totalmente dedicados à formação, que testemunhem o dom de si à Igreja, através do celibato e da vida austera, segundo o modelo do Cristo Bom Pastor. Assim esses jovens aprenderão a ser sensíveis ao encontro com o Senhor, na participação diária da Eucaristia, amando o silêncio e a oração, procurando, em primeiro lugar, a glória de Deus e a salvação das almas.

Amados Irmãos, como sabeis, é tarefa do Bispo estabelecer os critérios essenciais para a formação dos seminaristas e dos presbíteros na fidelidade às normas universais da Igreja: neste espírito devem ser desenvolvidas as reflexões sobre este tema, objeto da assembleia plenária da vossa Conferência Episcopal, em abril passado.

Reproduzir na própria vida a caridade do Bom Pastor

Certo de poder contar com o vosso zelo no tocante à formação sacerdotal, convido todos os Bispos, seus sacerdotes e seminaristas a reproduzirem na vida a caridade de Cristo Sacerdote e Bom Pastor, como fez o Santo Cura d'Ars. E, como ele, tomem por modelo e proteção da própria vocação a Virgem Mãe, que correspondeu de um modo único ao chamado de Deus, concebendo no Seu coração e na Sua carne o Verbo feito homem para doá-Lo à humanidade.

(Excerto do discurso aos Bispos dos Regionais Oeste 1 e 2 da CNBB, 7/9/2009)
(Revista Arautos do Evangelho, Nov/2009, n. 95, p. 6-7)

 

Seu voto :
0
Resultado :
0
- Votos: 0

Se quiser receber o Evangelho do Dia no seu email, solicite aqui.

Artigos Recomendados

Papa encontra participantes do Curso da Penitenciaria Apostólica

Bento XVI abriu as aulas com um discurso em que pediu aos sacerdotes que se voltem ao exemplo de Santo Cura d'Ars, patrono dos sacerdotes e motivador do Ano Sacerdotal, de confessor....Mais

Bispos da Conferência Episcopal do Sudão iniciam “Ad Limina Apostolorum”

Para realizar a visita, episcopado foi dividido em dois grandes grupos. Ùltimo grupo permanece em Roma até o dia 22....Mais

Integrantes de setores da proteção civil da Itália são recebidos por Bento XVI no Vaticano

O Papa recebeu em uma audiência especial os representantes, voluntários, dirigentes e outros integrantes da Defesa Civil, dos Bombeiros, da Cruz Vermelha, entre outros....Mais

“A Igreja em Uganda está crescendo com força”, afirma presidente do episcopado do país

Gaudium Press entrevistou nesta sexta-feira Dom Matthias Ssekamanya a respeito da visita “Ad Limina” que os bispos de Uganda estão realizando em Roma....Mais

Papa pede a bispos de Uganda que promovam famílias cristãs e responsabilidade na vida social

Bento XVI recebeu os prelados ugandenses, que estão em visita “Ad Limina Apostolorum”, em uma audiência particular....Mais

Últimos vídeos  ‹‹‹

Top 10  ‹‹‹

Mais Vistos

Periodo

30 Dias

Copyrigth Arautos do Evangelho todos os direitos reservados.