Ano Sacerdotal: carta da CNBB aos presbíteros do Brasil
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Santa Maria Madalena

Ano Sacerdotal: carta da CNBB aos presbíteros do Brasil
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - 2009/06/30

 


Dom Geraldo Lyrio 250 IMG_8455.jpg
Dom Geraldo Lyrio Rocha (Presidente da CNBB)
(foto: Maria da Luz Fernandes)
Ao aproximar-se o início do Ano Sacerdotal os presbíteros que exercem seu ministério no Brasil foram destinatários de uma carta da Presidência da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - cujas palavras transmitem aos sacerdotes uma mensagem de confiança e estímulo. "O Ano Sacerdotal seja espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceberem cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea", ressalta a missiva. Desejam os signatáros que "seja dinamzada a Pastoral Presbiterala fim de que venha a ser verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias".. A seguir está transcrito o documento, que foi firmado por Dom Geraldo Lyrio Rocha (Presidente), Dom Luiz Gonçalves Vieira (Vice-Presidente) e Dom Dimas Lara Barbosa (Secretário).

 

 

Amados presbíteros do Brasil,

"Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós nas minhas orações por cada um de vós. É com alegria que faço minha oração, por causa da vossa comunhão no anúncio do evangelho..." (Fl 1,3-5a).

Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do clero, por ocasião da abertura do Ano Sacerdotal, convocado por S. Santidade o Papa Bento XVI, nós Bispos do Brasil, queremos manifestar nossa profunda gratidão a todos os presbíteros que diuturnamente se colocam a serviço do Povo de Deus.

Não obstante as fragilidades, reconhecemos o grande dom de Deus na vida e no ministério dos presbíteros do Brasil. Fazemos nossas as palavras do Cardeal Cláudio Hummes no 12º Encontro Nacional de Presbíteros: "de modo geral, são homens dignos, bons, homens de Deus, admiráveis, generosos, honestos, incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desesperados e sofridos de todo tipo, deles nos orgulhamos, os veneramos e amamos realmente, com claro reconhecimento do trabalho pastoral que realizam".

Neste Ano Sacerdotal, que se estende de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, desejamos que seja dinamizada a Pastoral Presbiteral, a fim de que venha a ser verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias. Para tal sugerimos as indicações, divulgadas pela CNBB, para o Ano Sacerdotal.

O Ano Sacerdotal seja espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceberem cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.

Ao celebrarmos os 150 anos da morte de São João Batista Maria Vianney, o Santo Cura D'Ars, invocamos sua proteção e inspiração para a vivência do tema do Ano Sacerdotal "fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote".

 

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB Vice-Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

 FONTE: http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=1716&keywords=ano+sacerdotal

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  ORAÇÕES