Santo do Dia


Santo do Dia


Santo Tomé, Apóstolo de Jesus - Data: 03 de Julho 2015
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

São Tomé foi um dos doze Apóstolos de Jesus.

São três as grandes passagens do Apóstolo São Tomé nas Sagradas Escrituras. A primeira é quando Jesus é chamado para São Tomé.jpgvoltarà Judéia e acudir Lázaro. Os Apóstolos tentam impedi-lo que se arrisque, pois havia ameaças dos inimigos e Jesus poderia ser apedrejado, porém Tomé intima os demais: "Então vamos também e morramos com ele!"

Na segunda passagem, Jesus reuniu os discípulos no Cenáculo e os avisou de que era chegada a hora do cumprimento das determinações do Pai. Falou com eles em tom de despedida, conclamando-os a segui-lo: "Para onde eu vós sabeis o caminho". Tomé queria mais detalhes : "Se não sabemos para onde vais, como poderemos conhecer o caminho?". A resposta de Jesus passou para a história: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".

E a terceira e definitiva passagem foi a que mais marcou a trajetória do apóstolo. Foi justamente quando todos lhe contaram que Cristo havia ressuscitado, pois era o único que não estava presente. Tomé disse que só acreditaria se visse nas mãos do Cristo o lugar dos cravos e tocasse-lhe o peito dilacerado. Ele pôde comprovar tanto quanto quis, pois Jesus apareceu-lhe e disse: "Põe o teu dedo aqui e vê minhas mãos!... Não sejas incrédulo!" Dessa forma, sua incredulidade tornou-se apenas mais uma prova dos fatos que mudaram a história da humanidade.

‘Se não vir nas suas mãos (do Redentor) a abertura dos cravos e não meter a minha mão no seu lado, não creio', asseverou, na ocasião (Jo, 20, 25). Oito dias depois, estavam os discípulos reunidos, e São Tomé com eles. Jesus apareceu-lhes e disse então a São Tomé: "Mete aqui o teu dedo e vê as minhas mãos, aproxima também a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas fiel!. Respondeu Tomé, e disse-lhe: "Senhor meu, e Deus meu". Disse-lhe Jesus: "Tu creste, Tomé, porque me viste, bem-aventurados os que não viram, e creram" (Jo. 20, 27-29).

 
Comentários