Foi com este encontro, que Monsenhor João Clá sentiu-se convocado à plena integridade de filho da Santa Igreja, para com Ela, n’Ela e por Ela, lutar pela boa ordem da sociedade.
O que ele procurava, encontrou, e por isso foi feliz! Contava, então, quase 17 anos.
De seu lado, Dr. Plinio Corrêa de Oliveira – líder católico que marcou o século XX de ponta a ponta com o fulgor de sua fé e destemida militância em prol dos ideais da Santa Igreja – concebera desde menino a constituição de uma Ordem Religiosa de Cavalaria destinada a atuar junto à opinião pública para reformá-la.
Em 1928, tendo ingressado no Movimento Católico como congregado mariano, ali reunira um núcleo de amigos, mas faltava-lhe um braço direito que, compartilhando suas cogitações, executasse plenamente seus desígnios.
Anos mais tarde, em missiva a Monsenhor João Clá, assim escreveu ele, relembrando as agruras daquele período de isolamento:
“Lembre-se daquela súplica que se cantava na Congregação Mariana: ‘Da pacem, Domine, in diebus nostris, quia non est allius qui pugnat pro nobis nisi Tu, Deus noster – Dai paz, Senhor, aos nossos dias, porque não há ninguém que lute por nós a não ser Vós, Deus nosso’.
Quantas e quantas vezes eu rezei nesse sentido! Para Nossa Senhora me dar paz nos meus dias, porque não havia quem lutasse por mim, a não ser Deus noster, portanto, Nossa Senhora.
Mais tarde Ela me deu um João, grande lutador por mim!” Dr. Plinio tornou-se o formador da mentalidade de Monsenhor João Clá e, ainda, robusteceu-o na perseverança das decisões abraçadas pelas atraentes influências dele.
Foi pela lógica das maravilhosas exposições dele, pela clareza de seu pensamento, assim como pelo agradável perfume de sua inocência que Monsenhor João Clá resolveu abandonar a tudo e a todos para melhor servir a Deus, sob sua orientação e conselho.
Junto àquele varão passaram-se quarenta anos de convívio com o sobrenatural, a nobreza de alma, a elevação de espírito, o zelo pela Igreja e pela sociedade, dentro de uma íntegra veneração por toda e qualquer hierarquia; em especial, uma quase adoração pelo Papado.