Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


História da Igreja


Você conhece a origem das Festas Juninas?
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/06/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
5
0
 

Do Prata ao Amazonas, do mar às Cordilheiras, todo o povo brasileiro, com seus trajes e comidas, danças e fogueiras, comemoram as festas juninas. Durante este mês,  por onde se passa, é notório ver como as pessoas se preparam para tal acontecimento. Bandeiras, barracas, luzes, etc. Mas, de onde vem esta tradição? Por que elas são celebradas com estas características próprias? 

Origem das festas juninas

As festas juninas recebem este título pelo simples motivo de serem solenizadas no mês de junho, e se dão pelo fato de se comemorarem as festas de três grandes santos: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

            Estas festas tiveram início na Europa. Eram comemoradas pelos pagãos, tendo como marco inicial o solstício de verão, 24 de junho, dia mais longo do ano, marcando assim, o começo do plantio.  Aos poucos ela passou a tomar características católicas. Na Idade Média ela era conhecida como festa Joanina, por fazer alusão a São João Batista, o precursor do Senhor, que por coincidência também era comemorada no mesmo dia 24 de junho.

Fogueira e rojão, dança e balão

As fogueiras, tão conhecidas por estarem presentes diante de nossas casas no dia de São João, também faziam parte das comemorações pagãs do solstício de verão, e a pari pasu, este símbolo foi sendo incorporado à festa do santo. Conta a tradição Católica que o costume de se acender fogueiras no dia de São João, surgiu a parir de um acordo feito entre Nossa Senhora e sua prima Santa Isabel. Quando Isabel estivesse para dar à luz o Precursor, deveria acender uma fogueira sobre um monte como sinal de que nascera seu filho João Batista. Por isso, se tem o costume de acender a fogueira às 18h, momento da Ave Maria.

            Os fogos de artifício, que deixam o céu mais colorido e quebram a monotonia do silêncio da noite, foram trazidos pelos nossos colonizadores portugueses, que segundo conta a tradição popular, serviam para acordar São João.

            A quadrilha também foi trazida pelos portugueses no século XIX. Entretanto, esta folia tem sua origem numa dança francesa muito famosa nos meios aristocráticos no século XVII. Aos poucos esta dança foi sofrendo alterações devido a grande influência de danças regionais brasileiras, sobretudo na zona rural.

            Os balões, que embelezam o azul celeste com seus coloridos, serviam somente para avisar que a festa estava começando. Logo,  o povo acorria junto às praças para comemorarem tal acontecimento. Mas, com o passar do tempo, as pessoas passaram a soltar balões como ato de devoção. Estes serviam para levar os pedidos dos homens até São João.

            Então, as comemorações das festas dos três santos, mais fogueira e rojão, dança e balão formam o conjunto das famosas Festas Juninas.

 
Comentários