Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


A Liturgia Móvel na Quarta-feira de Cinzas - Data: 27 de Fevereiro 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia
"Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa".

Sabemos que a quarta dedicada a abertura da Quaresma é marcada pela imposição das cinzas. O que nos esquecemos, muitas vezes, é da liturgia móvel da Quarta-feira de Cinzas, que são as leituras e Evangelho que nos são apresentados na Liturgia da Palavra.

Após a reforma da Santa Celebração pelo Concílio Vaticano II, todo dia temos uma primeira leitura diferente, um salmo variado e um evangelho também diferente. Os organizadores da liturgia móvel a fizeram com o intuito de haver uma harmonia no momento da leitura, para que o celebrante possa tirar alguns ensinamentos comuns em sua pregação.

O que querem nos dizer, então, as leituras e Evangelho da Quarta Feira de Cinzas deste ano de 2022?

Liturgia Móvel da Quarta-feira de Cinzas

Primeira Leitura (Joel 2, 12-18)

Neste ano C, o terceiro da tripartição instituída pela Santa Igreja, contemplaremos a profecia de Joel: “Rasgai os vossos corações e não as vossas vestes, convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e rico em misericórdia”.

O povo hebreu era cheio de atos e cerimônias exteriores, próprios dos ritos mosaicos. Isso, infelizmente, dava oportunidade a que muitos o vivessem hipocritamente, sem a verdadeira autenticidade.

Mas Deus que vê tudo e julga segundo as intenções de cada um, alerta pela boca do profeta a uma conversão sincera, a um propósito de vida sincero. Joel continua a bradar que o povo seja despretensioso, que faça os atos de penitência por amor a Deus, e não para ilustrar-se na frente dos homens

Segunda Leitura (2 Coríntios 5, 20 – 6,2)

“Em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus”. “Pois Ele diz: No tempo favorável ouvi-te e, no dia da salvação, vim em teu auxílio. É este o tempo favorável, é este o dia da salvação”.

São Paulo vai mais longe que o profeta: é o tempo favorável. Ou seja, basta de ações hipócritas, basta de apegos, basta de atos fúteis. Aproveite o tempo que Deus dispensou para a conversão, isto é, o tempo em que se está vivo.

Evangelho (Mateus 6, 1-6.16-18)

Nosso Senhor toma sobre si as palavras de Joel: “Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa”.

Joel era, entretanto, porta-voz de Deus; este que nos fala é o próprio Deus, criador do Céu e Terra, legislador supremo: “em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa”.

Cristo, assim, decreta a falência dos hipócritas. Se algo fizeram de bom, pela vaidade em ser notados, não receberão prêmios na eternidade. Só isto já deveria nos fazer repensar as nossas atitudes.

O tempo é agora

Aproveitemos, então, estas leituras que meditaremos na liturgia móvel da Quarta-feira de Cinzas que inicia a Quaresma para mudar nossos hábitos e praticarmos a virtude, seja em nossos lares, nossos trabalhos. O cristão é um outro Cristo, e como tal, deve praticar as virtudes com autenticidade.

E, se percebermos que não estamos direitos, estamos longe da casa do Pai, como o Filho Pródigo, agora é a hora de voltar. Procuremos fazer uma boa confissão e purifiquemos nossa alma.

 
Comentários