Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


As Antífonas do Ó na Liturgia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/12/2021
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
"Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras; servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto". (Sl 100, 1-2).

De dentro das muralhas de Santa Igreja, em sua cidadela maravilhosa, mais um dom especial é oferecido ao humilde peregrino: as antífonas do ó.

Criadas por volta do século VII ou VIII, essas antífonas são o brado de alegria que antecipa o Natal do Senhor.

O que são?

As antífonas são pequenas orações que antecedem a liturgia e as orações maiores da Igreja, como a Santa Missa e o ofício divino, um conjunto de salmos e leituras rezados diariamente pelos membros eclesiásticos.

As antífonas do ó começam no dia 17 de dezembro, sendo elas ao seu total sete exclamações da divindade do menino que nascerá no dia 25. Elas recebem esse nome pois todas começam num formato de admiração, sendo precedidas pela expressão “ó!”.

Quando a Santa Igreja as formulou, buscando nas Sagradas Escrituras os melhores elogios ao Cristo que vem, sua intenção era animar o fiel que, depois de um advento penitencial de quatro semanas, já avistava não tão longe as festividades do Natal.

As antífonas do ó

As antífonas estão originalmente em latim, cada uma é simbolizada por uma característica do Menino Jesus, Deus e homem verdadeiro. Elas estão aqui traduzidas para que possamos degustar melhor seus sentidos.

1.Ó Sabedoria, que saíste da boca do altíssimo atingindo de uma a outra extremidade e tudo dispondo com força e suavidade: Vem ensinar-nos o caminho da prudência.

2. Ó Adonai, guia da casa de Israel, que apareceste a Moisés na chama do fogo no meio da sarça ardente e lhe deste a lei no Sinai, vem resgatar-nos pelo poder do Teu braço.

3. Ó Raiz de Jessé, erguida como estandarte dos povos, em cuja presença os reis se calarão e a quem as nações invocarão, vem libertar-nos; não tardes jamais.

4. Ó Chave de Davi, cetro da casa de Israel que abres e ninguém fecha; fechas e ninguém abre: Vem e liberta da prisão o cativo assentado nas trevas e à sombra da morte.

5. Ó Estrela da Manhã, esplendor da luz eterna e sol da justiça, vem e ilumina os que estão sentados nas trevas e à sombra da morte.

6. Ó Rei das nações e objeto de seus desejos, pedra angular que reunis em vós judeus e gentios: Vem e salva o homem que do pó formaste.

7. Ó Emanuel, nosso rei e legislador, esperança e salvador das nações: Vem salvar-nos, Senhor nosso Deus.

Antecipam as alegrias do Natal

No dia 23 as antífonas cessam, já que no dia 24, ao entardecer, a partir das 18h, a Santa Igreja já autoriza a celebração do Natal do Senhor, para que aqueles que não podem ficar para a Missa do Galo, à meia-noite, possam participar de uma santa celebração.

Uma outra característica das antífonas do ó: as iniciais de cada elogio em latim formam, de baixo para cima, o acróstico ERO CRAS (Emanuel, Rex, Oriens, Clavis, Radix, Adonai, Sapientia), que traduzido significa: “venho amanhã” ou “estarei amanhã”.

Tal é a sabedoria da Santa Liturgia em, com tal antífonas, refrescar o fiel que já uma semana antes, espera com ânimo e amor a vinda de Cristo Menino.

Cf. https://franciscanos.org.br/vidacrista/especiais/oracao-de-antifonas-do-o/#gsc.tab=0
https://lecionario.com/as-grandes-ant%C3%ADfonas-do-%C3%B3-33fa6731a52c
 
Comentários