Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Catecismo


Família e santidade
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
5
1
 
O supremo exemplo da Sagrada Família nos ensina que o objetivo principal da vida familiar deve ser a santificação de seus membros. É o que explica Mons. João, ao comentar as maravilhas do convívio entre Jesus, Maria e José.

“Lemos no Gênesis que, depois de criar o homem e a mulher, Deus abençoou-os e lhes disse: ‘Frutificai e multiplicai-vos’ (1, 28). Era a primeira família, formada por mãos divinas. Esta união é tão adequada à natureza humana que no Antigo Testamento não se compreendia o celibato, […] salvo no caso de vocações muito especiais […].

“No entanto, por ocasião da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, a família adquire caráter sobrenatural pela elevação da união matrimonial, contrato natural, à categoria de Sacramento, simbolizado na misteriosa e indissolúvel união entre Cristo e sua Igreja. Isto contraria a ideia errada, em voga na atualidade, de que a família não tem um objetivo religioso, mas apenas social ou afetivo.

“Bem outro é, todavia, o conceito expresso por Nosso Senhor: ‘Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo’ (Mt 6, 33). Quando no seio da família se procura o Reino de Deus, ou seja, a santidade, tendo como modelo supremo Jesus, Maria e José, todo o resto – dinheiro, comida, lar, etc. – vai ser concedido por acréscimo. É mister trabalhar para ganhar o pão com o suor do rosto (cf. Gn 3, 19), mas não é essa a finalidade principal da família. Ela existe para educar os filhos na sabedoria e encaminhá-los para o Céu, pois estamos nesta terra de passagem, preparando-os, portanto, para enfrentar as tribulações deste vale de lágrimas com vistas à eternidade. […]

A Sagrada Família, São Joaquim e Santa Ana
Retábulo da igreja de Nossa Senhora da
Glória, Juiz de Fora (MG)

Como deve ser a vida familiar santa

“Dentro do convívio familiar deve existir um amor intenso, nem sentimental nem romântico, decorrente do amor a Deus e visando antes de tudo a santificação do outro cônjuge e de toda a família.

“É impossível – ao contrário da ideia divulgada por certos filmes ou novelas – viver sem dificuldades. ‘Militia est vita hominis super terram – A vida do homem sobre a terra é uma luta’ (Jó 7, 1). Eis a verdadeira chave da felicidade familiar: o respeito recíproco entre os esposos. Nunca discutirem ou se desentenderem, sempre dispostos a perdoar as fraquezas mútuas, a suportar as diferenças temperamentais, adaptando-se às preferências do outro. Eloquente exemplo de abnegação que deve imperar em cada lar, encontramos […] na Sagrada Família. […]

“Nós também devemos ser flexíveis à vontade de Deus e estar dispostos a aceitar com doçura de coração, com resignação plena e total, os sofrimentos que a Providência exigir ao longo de nossa vida. Esta atitude diante da cruz é a raiz da verdadeira felicidade, bem-estar e harmonia familiar, e atrai sobre cada um de nós graças especialíssimas que nos restauram as almas, curando-as das misérias e firmando-as rumo ao Céu. Peçamos à Sagrada Família que, por sua intercessão, floresça nas famílias de toda a terra a sólida determinação de abraçar sempre mais a vida da santidade, da perfeição e da virtude, buscando em primeiro lugar o Reino de Deus e de Maria, na certeza de que, em compensação, o resto virá por acréscimo”.1

Família, a célula-mãe da sociedade

“A família é a célula mater da sociedade, onde se preparam os homens e mulheres de valor que constituirão o mundo do futuro, e é também a fonte das vocações religiosas para o serviço da Igreja.

“Sendo uma instituição de direito natural […], a família foi contemplada por Nosso Senhor Jesus Cristo com a elevação do matrimônio à categoria de Sacramento, a fim de infundir nos esposos as graças necessárias para cumprir, com vistas sobrenaturais, o dever que lhes cabe.

“De fato, acima de todas as suas funções, a família tem uma missão salvífica. Uma vez que o nosso destino final não está aqui na terra – na qual nos encontramos apenas de passagem –, mas sim na eternidade, não há no matrimônio objetivo mais excelente que um cônjuge santificar o outro, e ambos santificarem os filhos. Trata-se, portanto, de levar a vida familiar em Deus, de maneira que Ele seja o elemento essencial do relacionamento entre marido e mulher, pais e filhos. Se a família se basear na graça e na piedade, ainda que sobre ela se abatam dramas e vicissitudes, tudo se tornará fácil, e nela reinará a paz.

“Na Sagrada Família temos o modelo admirável de como enfrentar as dificuldades e as dores da existência com espírito elevado: pai, Mãe e Filho viviam numa harmonia perfeita porque Deus estava no centro. […] Imitemos em nossos lares as virtudes de Jesus, Maria e José para, transpostos os umbrais da morte, sermos integrados para sempre na família eterna do Pai, do Filho e do Espírito Santo, juntamente com todos os Anjos e Bem-aventurados”.2 (Revista Arautos do Evangelho, Setembro/2018, n. 201, p. 20-21)

1 CLÁ DIAS, EP, João Scognamiglio. O verdadeiro centro da vida familiar. In: O inédito sobre os Evangelhos. Città del Vaticano-São Paulo: LEV; Lumen Sapientiæ, 2013, v.I, p.133- 136; 144-145. 2 CLÁ DIAS, EP, João Scognamiglio. Hierarquia ou igualdade? In: O inédito sobre os Evangelhos. Città del Vaticano-São Paulo: LEV; Lumen Sapientiæ, 2014, v.III, p.120.

 
Comentários
Maria Virginia - 25 de Setembro de 2018
Senhor, santifica minha família!