Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Com ou sem cera
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/10/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

A etimologia pode parecer nos dias atuais algo inexpressivo. Mas quando as coisas são estudadas com espírito católico é interessante, desde que nos coloquemos na perspectiva adequada sabendo dar o sabor da interpretação às coisas.

Conhecer o significado profundo da palavra “sincero”, por exemplo, uma vez que é tão utilizada poderá demonstrar isso. A palavra “sincero” ou “sincera” vem do  latim: sine(sem) cera(cera).

Era costume esculpir estátuas – na linha dessa ao lado representando São Pedro – no Império Romano do Ocidente.  Porém, muitos  escultores desonestos achavam um subterfúgio para velar suas falhas na difícil arte de esculpir, cobrindo os buracos  com uma cera, para os interessados na compra não perceberem os defeitos. Como fraude e mentira tem prazo de validade,  as imperfeições eram descobertas e via-se que as esculturas estavam  cum(com) cera(cera), portanto os escultores eram fraudulentos. Aí então espalhou-se o dito: “escultor honesto trabalha sine cera“.

Aprimorando a arte da confecção dos vasos de cera, os artesãos romanos chegaram ao ponto de obter um bom resultado com cera finíssima, dando um aspecto translúcido para seus vasos a ponto de se visualizar as coisas inseridas nele. Diante da novidade apreciada pelo povo,  esses objetos eram caracterizados surreais, como se não fossem feitos de cera, dando aspecto de pureza e honestidade porque se enxergava através deles. Isso fortificou o dito já corrente do “sem cera”. Depois de começada a aplicação no campo social e psicológico, a palavra  passou para as demais línguas latinas e até hoje é utilizada no sentido original do termo.

A cera representa os diversos tipos de pecado, sobretudo a desonestidade para com Deus. Ela também ressalta o falho papel da hipocrisia.

Devemos pedir por intercessão de Nossa Senhora, São José e São Pedro – os primeiros representando a sinceridade inocente e o terceiro a sinceridade penitente – que sejamos sempre e inteiramente sinceros de coração.

 
Comentários