Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Doutrina


Oração aos Santos de Toda História
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/11/2021
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Eu vos saúdo, ó bem-aventurados amigos de Deus, santos de todos os séculos e de todos os lugares do mundo! Regozijamo-nos, e muito, de tão inumerável multidão de santos. Regozijamo-nos da benevolência de Deus, que vos tem no purgatório, misericordioso, e na glória, os que tem no céu: unimo-nos a vós para louvá-lo e bendizê-lo por todo o sempre.

Uni-vos vós a nós também: assim podereis obter-nos da misericórdia de Deus a graça de vos imitar. Sabeis, pela experiência, o que somos nós, os homens: fracos, miseráveis, levados ao mal, cercados de perigos por todos os lados.

E qual é nosso maior inimigo? Ah, nosso maior inimigo somos nós mesmos! Rezai, pois, pedi por nós, bons e santos irmãos, a fim de que, logo, sejamos como sois; a fim de que, como vós, sejamos doces e humildes de coração; a fim de que, como vós, nos conheçamos a nós mesmos.

Aclamação aos primeiros Santos

Considerai, ó almas, a grande, imensa profusão de santos que avança através dos séculos, da terra ao céu, que iremos engrossar, se Deus quiser.

O primeiro, aquele que rompe à frente, é o primeiro homem que foi morto sobre a terra: Abel.

Este que Nosso Senhor mesmo canonizou, dando-lhe o nome de justo, no Evangelho, foi, a um só tempo, pastor, sacerdote e mártir.

Depois de Abel, o primeiro justo, vem-lhe no encalço pai e mãe, nossos primeiros pais, porque, logo que compreenderam a voz de Deus, Adão e Eva deixaram de ter duro o coração.

Logo após, já nos diz o livro dos Gênesis: “Henoc caminhou com Deus.” Pelo mérito da fé, Henoc foi elevado, para que não visse a morte; não mais foi visto, porque Deus o transportou alhures. Presume-se que para o paraíso, para um lugar de delícias, cheio dos frutos da árvore da vida, dos quais se alimenta.

Outro santo, do qual todos descendemos, aparece na procissão, na grande procissão: Noé, profeta e pregador do mundo antigo, pai e pontífice do mundo novo, que nos salvou do dilúvio por meio da arca, símbolo da Igreja católica.

Atrás de Noé e dos Santos do primeiro mundo, vemos, na grande procissão, Abraão, Isaac, Jacó, Melquisedec, Jó, José, e os demais patriarcas: Moisés, Aarão, Josué, Eleazar, Gedeão, Samuel, Davi, Isaías, Daniel, os outros profetas, os Macabeus e todos os anciãos justos.

Todos esses louvados por Deus, com o testemunho prestado em sua fé, não receberam imediatamente o objeto da promessa, mas aguardaram nas palavras divinas um tesouro inesgotavelmente maior: “Eu mesmo serei sua recompensa demasiadamente grande”.

Nós também queremos participar dessa procissão

Por isso nós também, cercados por tão grande nuvem de testemunhas, deixando todo o peso que nos detém e o pecado que nos envolve, corramos com paciência na carreira que nos é proposta, pondo os olhos no autor e consumador da fé, Jesus.

Não nos esqueçamos de saudar, na imensa procissão, os santos do país, de nosso tempo, de nossa família.

E que, saídos da terra, entremos no céu, na glória de Deus. Assim seja.

 
Comentários