Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Plinio Corrêa de Oliveira


3 maio de 1938: Novas máquinas do Legionário
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/10/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tendo assumido a direção do “Legionário”, órgão da Congregação Mariana de Santa Cecília, Dr. Plinio em pouco tempo o transformaria no mais importante semanário católico do Brasil. Para isso, além de ampliar os horizontes redatoriais e estabelecer metas mais ousadas para o seu âmbito de influência, promoveu a instalação de melhores equipamentos tipográficos, capazes de corresponder a tais objetivos.

Assim, na tarde do dia 3 de maio de 1938, o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, D. Duarte Leopoldo e Silva, abençoava as novas máquinas de impressão do “Legionário”. O evento reuniu os elementos de maior destaque da sociedade católica paulista, entre eles o Bispo de Sorocaba, D. Carlos Aguirre, o Bispo Auxiliar de São Paulo, D. José Gaspar de Affonseca e Silva, como também numerosos representantes do clero secular e regular, de associações culturais, sociais e de Colégios da Arquidiocese, etc. Cumpre salientar, igualmente, o comparecimento de Dona Lucilia, mãe do jovem diretor.

Em seu discurso de saudação ao Arcebispo D. Duarte, Dr. Plinio afirmava:

De tal modo é honrosa essa presença que diante dela só temos uma atitude — a do agradecimento, acompanhado do propósito firme de nos consagrarmos inteiramente e sem restrições à causa da Igreja Católica Apostólica e Romana, “único ideal que merece toda a dedicação de que um homem é capaz”. Nesta época em que muitos a atacam e outros fingem ignorá-la, Nosso Senhor suscitou a mocidade para dar testemunho de sua verdade e de sua vitalidade. O “Legionário” é e quer ser um jornal católico, inteiramente católico e exclusivamente católico, sem compromisso nenhum com interesses humanos que se queiram entrelaçar ao Catolicismo. E trabalhar assim pela Igreja é o melhor modo de trabalhar pelo Brasil.

Na inauguração das novas máquinas do “Legionário” — Ao centro, o Arcebispo D. Duarte tendo à sua direita Dona Lucilia; Dr. Plinio é o do meio, entre os que estão de pé

Quero, pois, depositar aos pés de sua Excia. Rvma., que encarna a Igreja pela sua autoridade e pelas suas grandes virtudes, os agradecimentos filiais e comovidos dos que trabalham no “Legionário”, consubstanciados naqueles propósitos inabaláveis de ser sempre fiéis à Igreja de Nosso Senhor. (Revista Dr. Plinio, Maio/2004, n. 74, p. 5)

 
Comentários