Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Plinio Corrêa de Oliveira


Discernimentos maternos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/10/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Da. Lucilia e seu bisneto, em meados da década de 60

Os primeiros anos da década de 60 reservavam outros sofrimentos a Dª Lucilia. Com efeito, levado por seus deveres de apostolado, Dr. Plinio foi convidado a pronunciar uma conferência no Uruguai e para lá se dirigiu em maio de 1962. Embora o objetivo dele fosse apenas esse, e ao se despedir deixasse transparecer segurança e tranqüilidade, Dª Lucilia ficou apreensiva, receando que outros fatores — a situação política no Brasil de então inspirava preocupações — houvessem determinado esse deslocamento de seu filho para a nação vizinha.

Imersa nessas cogitações, mas sem externar seus temores, Dª Lucilia o viu partir. Deixava a Dr. Plinio a inteira liberdade de proceder como melhor lhe aprouvesse, pois, segundo seu acertado juízo, tudo o que ele fazia era bem feito. Confiante no auxílio divino, prosseguiu seu dia-a-dia como se os acontecimentos se desenrolassem na mais perfeita normalidade. Felizmente suas suspeitas, embora não fossem infundadas, não se confirmaram. Para seu contentamento, alguns dias mais tarde o “filhão” apareceu de surpresa em casa.

No momento em que ele entrou, estava Dª Lucilia no “Salão Azul”, recebendo alguns conhecidos que a tinham ido visitar. A serenidade de seu semblante denotava nada lhe estar perturbando o espírito. Bem se pode calcular a alegria que o regresso de Dr. Plinio lhe causou. Todavia, estando presentes ali outras pessoas, ela, como exímia e distinta anfitriã, continuou a lhes dispensar o melhor de sua atenção.

“Não, meu filho, eu não queria incomodar ninguém…”

Atos de abnegação, pequenos sofrimentos placidamente aceitos, inúmeros gestos de bondade e de paciência, foram alguns marcos de luz que continuaram a pontilhar a existência quotidiana de Dª Lucilia em seu apartamento da Rua Alagoas.

Certa noite, caiu do leito ao mudar de posição, pois seus movimentos estavam já bastante dificultados. Apoiando-se na cama, procurou em vão pôr-se de pé, e o ruído natural daquele esforço acordou a empregada, que dormia no quarto vizinho. Esta logo acorreu e, não sendo suficientemente forte para erguer Dª Lucilia, foi solicitar o auxílio de Dr. Plinio.

Ao entrar no quarto de sua mãe, ele a encontrou tentando ainda, com pertinácia, levantar-se sozinha, sem demonstrar qualquer aflição ou nervosismo por não o conseguir. Com todo o cuidado, ele a reergueu, acomodando-a no leito. Depois, num tom impregnado de afeto, perguntou-lhe:

Dr. Plinio de partida para o Uruguai

— Mas, meu bem, por que a senhora não me chamou imediatamente?

Com toda a mansidão e naturalidade, ela respondeu:

— Não, meu filho, eu não queria incomodar ninguém…

Equilíbrio entre justiça e misericórdia

Esse admirável desapego que Dª Lucilia tinha de si própria lhe conferia o perfeito equilíbrio entre duas virtudes harmonicamente opostas, como eram seu senso de justiça e sua misericórdia. A idade não fez senão acrisolar essas virtudes. Por exemplo, sempre que em sua presença se apontava, por qualquer motivo, os defeitos de alguém, ela logo chamava a si a defesa da vítima. Não para proteger lados censuráveis, mas para impedir um juízo parcial sobre a pessoa em causa, pois devia-se considerar também os aspectos bons que real mente tivesse.

Dessa forma comentava ela a respeito de um conhecido, alvo das invectivas de espíritos menos conciliadores: — É verdade… Mas, note que, por exemplo, ele é sempre franco. Muitos, que não possuem o defeito dele, entretanto são falsos. Esta franqueza tem seu valor. Ao se lhe apontarem os defeitos, é preciso recordar tal qualidade.

Virtude da vigilância

Quando Deus quer implantar uma obra, nunca falta com os meios, tanto sobrenaturais como naturais, para a sua realização. Assim, por exemplo, ao suscitar uma nova ordem religiosa. A fim de que ela se desenvolva e floresça, Deus favorece seu fundador com todos os dons e carismas necessários que lhe possibilitem cumprir integralmente a vocação à qual foi chamado. O mesmo se dá com a condição materna, magnífico símbolo da Providência de Deus. Não raras vezes costumam ser as mães assistidas pelo Espírito Santo com um certo discernimento dos espíritos, não só com vistas a educar os filhos, mas também a guiá-los pelo caminho do bem ao longo da vida.

Esse dom — que em Dª Lucilia se manifestou repetidamente sob a forma de alertas a seu filho para os perigos desta ou daquela situação — foi de novo posto em realce por um pequeno episódio. Estando ela a conversar em sua casa com alguns parentes e conhecidos, fez-se referência à então recente nomeação de certo personagem para um cargo de importância. Teceram-se alguns comentários sobre o caráter dele e, como Dª Lucilia ainda não o conhecia, mostraram-lhe uma fotografia publicada naqueles dias pela imprensa. Tinha ele relação com as atividades desenvolvidas por Dr. Plinio, e por isso ela se interessou mais especialmente pelo assunto. Tomou o jornal nas mãos, observou em silêncio por alguns instantes aquela fisionomia, e comentou com tristeza:

— Ele não é boa pessoa, não…

Essas palavras, naqueles lábios repletos de benquerença, surpreenderam os presentes, mas, como das vezes anteriores, em breve os fatos viriam a lhe dar razão.

Não deixa de ser interessante também outro episódio desta natureza, ocorrido na mesma época. 

Um sonho premonitório

Certo dia Dª Lucilia contou a Dr. Plinio um sonho que a deixara um tanto intrigada. Seria talvez mais uma expressão de seu incomum discernimento das pessoas e das situações atinentes a seu filho.

Nesse sonho, ela se via no “1º Andar”. Em determinado momento, alguém tocou a campainha da porta, e como não havia quem atendesse, foi ela mesma abrir. Para sua surpresa, estava ali seu falecido pai, Dr. Antônio, que vinha visitá-la.

Exultante de alegria, ela o acompanhou pelas diversas dependências do apartamento, explicando-lhe a origem dos móveis, quem havia feito a decoração, e um sem-número de outros detalhes. Dr. Antônio, com a mesma afeição que sempre devotara à filha, comentava tudo, dando sua aprovação. Por fim, chegaram ao fundo do corredor, onde estava localizado o quarto dela. Abriram a porta e, atônitos, depararam com um dos amigos de Dr. Plinio, deitado de través na cama, numa atitude vulgar e com um sorriso malévolo estampado no rosto.

Ante essa desagradável cena, Dr. Antônio censurou paternalmente a filha, dizendo:

— Em sua casa está tudo muito bem. Mas que você admita aqui tipinhos destes, eu não posso aprovar.

Nesse instante ela acordou. Ora, a mencionada pessoa daria grandes dissabores a Dr. Plinio, muitos anos após a morte de Dª Lucilia, o que na época em que se deu o sonho narrado ninguém poderia sequer suspeitar.

Esse discernimento que Dª Lucilia tinha do mal — animado em boa medida por seu grande afeto materno, mas sobretudo por sua retidão de alma — dificilmente era desmentido pela realidade, e nunca a abandonou até o fim de sua vida. (Transcrito, com adaptações, da obra “Dona Lucilia”, de Mons. João Clá Dias)(Revista Dr. Plinio, Agosto/2004, n. 77, p. 6 a 9).

*foto acima: Dr. Plinio durante uma de suas conferências — em relação ao filho querido e aos perigos que o cercavam, o discernimento materno de Dona Lucilia dificilmente era desmentido pela realidade

 
Comentários