Artigos


Artigos


Santa Cristiana, Exemplo de Deus - Data: 14 de Dezembro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

A história de Santa Cristiana é um exemplo da ação de Deus na vida dos homens. Ela nos traz uma lição condensada em ditado: Deus escreve certo, o homem lê torto.

Mesmo as linhas de Deus estão ordenadas, sendo papel do ser humano saber enxergar e aguardar o tempo divino, e nossa santa do leste europeu conseguiu, abandonando suas expectativas mortais, distância psicológica para esperar a ação providencial.

Vida de Santa Cristiana

Santa Cristiana, ou Nuné, como foi registrada, nasceu na Capadócia, atual Turquia. Ainda jovenzinha foi capturada pelos bárbaros e foi levada como escrava para as terras naquele então pagãs da Geórgia.

Era o pior destino de qualquer pessoa: escravidão, e ainda por cima em uma região não civilizada, onde muito trabalho e sofrimento a aguardavam. O que se podia esperar de uma menina, uma pequenina criança num destino desse?

Aí está, meus caros leitores, a força da fé e do poder de Deus. Nunca abandonando a alegria e os mandamentos, Nuné se tornou um exemplo de bom convívio entre os incivilizados, tanto que passou a ser chamada de Cristiana, que significava serva cristã.

Nunca perdia a oportunidade de fazer o bem, sempre lembrando a todos da religião verdadeira, dos preceitos divinos para os homens, e de todas as dádivas que Ele concedeu quando nos criou.

Duas curas a colocaram como referencial de milagres no reino: a primeira foi quando orou com fé diante de uma pobre criança que caiu acamada por uma febre intensa. Esta se levantou antes mesmo de Santa Cristiana terminar sua prece, tão bem como se nunca tivesse adoecido.

A segunda foi já dentro do palácio real: a rainha Nana, também doente, tendo ouvido falar de Cristiana e de seu poder de cura, chamou-a à beira de seu dossel. Humilde, pouca interessada nas riquezas do mundo, foi a santa e rezou pela rainha, que se viu curada no mesmo instante.

Assim, com a fé de sua serva, a atenção do reino para a religião cristã foi despertada.

Conversão da Geórgia

Mas somente quando o Rei, esposo da Rainha, se perdeu numa de suas caçadas e se lembrou do Deus de Cristiana, pedindo que fizesse passar uma feia tempestade enquanto estava na floresta, e tendo sua prece atendida, que a Cristandade nasceria no leste Europeu.

Assim que o Rei voltou, procurou Cristiana para saber tudo sobre seu Deus. Ela, com graça e santidade, explicava com uma lógica e simplicidade de sábia. A graça de Deus acompanhava as palavras de Santa Cristiana. Com um estrondo que fez tremer todos os infernos, o Rei e os cortesãos se converteram à religião verdadeira.

A nossa santa permaneceu como orientadora espiritual na corte. Pediu ao rei que fosse ter com Constantino, solicitando ao imperador que designasse um bispo para a região. Quando este chegou, todos foram batizados e a fé oficialmente entrou nas terras da Geórgia.

O rei construiu um mosteiro em suas propriedades, e, antes de falecer, pediu para o sepultarem entre os monges. Santa Cristiana foi viver lá, passando seus últimos anos humildemente em oração, falecendo no ano 330 d. C.

De escrava a conselheira, de espólio de guerra a promulgadora da fé em todo reino, essa foi a vida maravilhosa de Santa Cristiana. Rogai por nós, ó santa, para que entendamos os desígnios sábios de Deus e sejamos instrumentos dignos em suas mãos.

Cf. https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-cristiana/417/102/
 
Comentários