Artigos


Santos


Santa Madalena, mulher forte do evangelho
 
AUTOR: PADRE ROHRBACHER
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 

Aquela que muito amou

No dia de Santa Maria Madalena, relembremos as passagens do Evangelho onde esta piedosa mulher é citada.

As mulheres que ajudavam a Jesus

Santa Maria MadalenaAconteceu depois que Jesus ia de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o reino de Deus; e os doze estavam com ele e algumas mulheres, que tinham sido curadas dos espíritos malignos e de enfermidades. Maria, que se chamou Madalena, da qual sete demônios tinham saído e Joana, mulher de Chusa, procurador de Herodes e Susana, e várias outras, que o ajudavam com suas posses.

Era costume entre os israelitas, como sabemos de São Jerônimo, que os profetas que iam anunciar a palavra de Deus fossem mantidos com víveres e vestes por piedosas mulheres.

Lembremos também que Maria Madalena era aquela que tinha se jogado aos pés do Mestre e os lavado com suas lágrimas. Dela, Cristo proferiu: os muitos pecados lhe serão perdoados, porque muito amou. Os que estavam à mesa começaram a dizer: Quem é este que perdoa os pecados? Mas Jesus disse àquela mulher: Vossa fé vos salvou; ide em paz.

O Amar a Deus, amar quem é infinitamente amável, é o que há de mais doce, de mais fácil, de mais feliz; portanto, amar a Deus é a felicidade dos santos, é a felicidade do céu. Entretanto, essa é no fundo a única penitência que Deus pede ao pecador; todas as outras tendem somente a nos fazer chegar àquela.

Sim, para nos perdoar logo todos os pecados que tivéssemos podido cometer, a grande pena que Deus nos impõe é, de todas as coisas, a mais doce e a mais fácil; é o que faz a felicidade dos santos sobre a terra e no céu, é amá-lo de todo nosso coração e com toda nossa alma. Desde que o ama assim, de pecador torna-se justo, de mau torna-se bom, do inferno está no paraíso.

Oh! Quem não amaria um Deus tão bom!

A ressurreição de Lázaro, irmão de Maria Madalena

Ora, havia um homem doente, chamado Lázaro, de Betânia, da vila de Maria e Marta, sua irmã. Maria era aquela que tinha derramada perfume sobre o Senhor. E lhe enxugara os pés com os cabelos; e seu irmão Lázaro estava doente. As irmãs, então, mandaram chamá-lo dizendo: Senhor aquele a quem amais está doente. O que Jesus ouviu e disse: Essa doença não é mortal, mas para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus com isso seja glorificado.

Ora, Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro. Tendo, então, sabido que estava doente, ficou dois dias no lugar onde se encontrava. Lázaro morreu e Jesus veio para o ressuscitar. Marta foi falar com Jesus e depois voltou chamar a irmã. Em segredo, dizendo: O Mestre estava em sua casa, correu para ele.

Ora, Jesus não tinha ainda chegado à casa, mas estava no lugar em que Marta o tinha encontrado. Os judeus que estavam com ela na casa, a consolavam, quando viram que Maria se levantara e saíra; seguiram-na, dizendo: ela vai ao sepulcro chorar.

Quanto então Maria chegou ao lugar onde Jesus estava, tendo-o visto, atirou-se-lhe aos pés e disse-lhe: Senhor, se tivésseis estado aqui, meu irmão não teria morrido! Quando Jesus a viu chorando e os judeus, que tinham vindo com ela, também choravam, estremeceu no espírito e comoveu-se. E disse: Onde o pusestes? Eles lhe disseram: Senhor, vinde e vede. E Jesus chorou. Depois, exclamou em voz alta: Lázaro, vem, para fora! E imediatamente o morto saiu vivo.

A crítica de Judas à Maria Madalena

Algum tempo depois, seis dias da última Páscoa, Jesus veio à Betânia, onde tinha morrido Lázaro que ele ressuscitara. Deram-lhe de comer, na casa de Simão, o leproso, (assim chamado porque o tinha sido). Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

Ora, Maria tomou um vaso de uma libra de verdadeiro nardo, perfume precioso e o derramou sobre os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos. Depois, tendo quebrado o vaso espalhou o resto do líquido sobre sua cabeça, enquanto ele estava à mesa, e a casa se encheu do odor do perfume. Então um dos discípulos, Judas Iscariotes, o que o devia entregar, disse: Por que não se vendeu esse perfume por trezentos dinheiros e não se deu esse dinheiro aos pobres?

Ora, disse isso, não porque se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e tendo a bolsa, trazia o dinheiro que nela se punha. Alguns dos discípulos se indignaram, a seu exemplo e disseram, como ele: Por que perder-se esse perfume? Pois ele podia ser vendido por mais de trezentos dinheiros e ser dado aos pobres; e fremeram contra ele.

Jesus sabendo disso, disse-lhe: – Porque causais aborrecimento a essa mulher? É uma obra boa, o que ela acaba de fazer a meu respeito. Pois, pobres sempre tereis convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim, não me tereis sempre. Ela fez o que podia, pois, derramando esse perfume sobre meu corpo o preparou para a sepultura: embalsamou meu corpo antecipadamente. Eu vos digo, na verdade, em todo o universo, em qualquer lugar que esse Evangelho for pregado, o que ele narrar será narrado em memória dela.

Maria Madalena estava aos pés da Cruz

Maria madalena

No Calvário, perto da Cruz, com Maria, mãe de Jesus, e a irmã de sua mãe, estava Maria Madalena. E, quando se depositou o corpo de Jesus no sepulcro, Maria Madalena e a outra Maria, que tinham vindo da Galileia com Jesus, estavam lá e se conservavam sentadas, perto.

Observavam o túmulo e como seu corpo lá tinha sido colocado. Depois, tendo voltado, preparavam perfumes e aromas, para embalsamar o corpo; ficaram em repouso no dia de sábado, segundo a lei. No primeiro dia da semana, ou domingo, vieram de manhã bem cedo ao sepulcro, que encontraram vazio. As outras voltaram e Maria Madalena ficou de pé, ao lado de fora do sepulcro, chorando.

O encontro com Jesus ressuscitado

Enquanto chorava, abaixou-se e olhou ao sepulcro; viu então dois anjos, vestidos de branco, sentados onde estava depositado o corpo de Jesus, um à cabeceira, e o outro aos pés. Disseram-lhe: Mulher, por que chorais? Respondeu-lhes: Levaram o corpo de meu Senhor e não sei onde o puseram. Depois que disse isso, voltou-se e viu Jesus de pé: não sabia que era Jesus.

Jesus disse-lhe: Mulher, por que chorais? A quem procurais? Ela, julgando que era o jardineiro, disse-lhe: Senhor, se o tirastes daqui, dizei-me onde o pusestes e eu o irei buscar. Jesus disse-lhe: Maria! Ela voltou e disse-lhe: Rabboni! O que significava meu Senhor.

Jesus disse-lhe: não me toques; pois ainda não subi ao Pai; ide somente a meus irmãos e dizei-lhes: Eu vou ao meu Pai, e vosso Pai, ao meu Deus e vosso Deus.

Assim, Santa Maria Madalena foi encarregada por Nosso Senhor de levar a seus apóstolos a mais feliz das notícias, sua gloriosa ressurreição; e depois com sua irmã e seu irmão ressuscitado, veio anunciá-la à feliz nação da França.

Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XIII, p. 259 à 267

 
Comentários