Artigos


Santos


São João de Capistrano
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
7
0
 
"A santidade torna o homem capaz de multiplicar-se por si mesmo, excedendo os limites de suas capacidades naturais." Este princípio comentado por Dr. Plinio no presente artigo está muito presente na vida de São João de Capistrano. Assistido por milagres, convertia multidões; com autêntica austeridade, contundia os desvios de sua época.

São João de Capistrano, uma figura admirável

A figura de São João de Capistrano é sem dúvida admirável. Ele representa de fato a imagem do asceta franciscano.

Vejamos alguns dados a seu respeito:

Pelo fervor de suas pregações, São João de Capistrano podia ser comparado a um leão que ruge. São João Capistrano.jpg

Com efeito, seus exemplos confirmavam suas palavras. Viajava sempre a pé, carregando aos ombros os livros que utilizava.

Ademais, após longos e veementes discursos, exausto de fadiga, acreditava nada ter feito. Tomava logo seu alforje e ia mendigar seu pão de porta em porta. Enfim, suas mortificações eram extremas: alimentava-se apenas uma vez ao dia.

Em compensação, Deus fazia acompanhar a palavra de seu servo por milagres extraordinários. Assim, aonde chegava, auditórios imensos de até 150 mil pessoas se reuniam para ouvi-lo.

Desse modo, os frutos de seu apostolado foram incalculáveis: restabelecia a paz em cidades divididas e convertia os pecadores irredutíveis.

São João contundia os desvios de sua época

Contudo, São João de Capistrano viveu numa época em que os efeitos do Concílio de Trento ainda não se tinham feito sentir. O amor exagerado ao luxo tinha invadido os ambientes eclesiásticos. Isso foi aproveitado como pretexto pelos pseudo-reformadores do protestantismo.

Os sacerdotes daquele tempo davam-se com o que era antigamente a classe dominante, a nobreza; por isso, tanto quanto podiam, aspiravam levar uma vida de luxo e de pompa, imitando os grandes senhores feudais.

Por outro lado, muitos ingressavam no estado religioso sem possuir vocação autêntica e, com isso, degradavam o estado sacerdotal.

Contra essa forma de Revolução, os religiosos capuchinhos e franciscanos aparecem como contra-revolucionários por excelência.

Então, por onde passava, São João de Capistrano aparecia como a personificação da austeridade.

Isso constituía um tremendo contraste com toda aquela moleza.

Assistido por milagres, o santo austero convertia multidões

Quando esses franciscanos ocupavam o púlpito faziam sermões tremendos. Eles diziam as verdades a todo mundo, increpando a moleza de vida e a luxúria em que estavam se afundando.

Vemos na história de São João de Capistrano auditórios de até 150 mil pessoas ouvindo-o.

Ele falava contra o luxo das mulheres, contra os vícios do povo. Era dito tudo e o povo acorria em grande quantidade para ouvir. Naturalmente, isso causava impressão. Mas entre causar impressão e causar conversão, a distância é grande. E São João de Capistrano muitas vezes não conseguia o resultado visado.

Porém, esta era ainda uma época onde os milagres se multiplicavam. Então, quando ele falava, os ratos vinham roer as plantas; a terra que tremia; endemoninhados repetiam aquilo que ele exigia. Portanto, ele alcança enormes resultados no púlpito.

Pequeno repouso depois do fatigante labor cotidiano

Só de imaginar a oração de São João de Capistrano, um calor sobrenatural nos enche a alma.

A santidade torna o homem capaz de multiplicar-se por si mesmo e exceder os limites de suas possibilidades naturais

Vemos, em São João de Capistrano, como Deus é admirável nos seus santos! Nele vemos bem o que é a santidade.

Trata-se de uma graça excelente que toca a alma no que ela tem de mais profundo, proporcionando-lhe dons magníficos que excedem a simples natureza.

A graça a completa de tal maneira que o homem, como que, multiplica-se por si mesmo e fica muito superior a uma pessoa comum. Assim torna-se quase um Anjo; mas não somente um Anjo, ele fica uma figura do próprio Deus.

Christianus alter Christus. É Nosso Senhor Jesus Cristo dizendo as verdades, sacrificando-se, fazendo penitência, orando continuamente, visitando os pobres e produzindo milagres.

Temos, portanto, a figura de um grande contra-revolucionário em função dos aspectos da Revolução naquele tempo. Sua biografia nos enche a alma. Que São João de Capistrano reze por nós. (Plinio Correa de Oliveira – Conferência de 27/3/1967).

 

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários