Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


São Pedro Canísio, Jesuíta - Data: 20 de Dezembro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia
São Pedro Canísio foi um ótimo formador, atento à vida da graça que se desenvolvia sob seus olhos, nos religiosos que comandava. Rogai por nós, santo homem!

São Pedro Canísio nasceu em 8 de maio de 1521, onde antes se situava o povoado de Geldern, hoje Holanda, mas que pertencia a antiga Germânia. Por isso, quando foi canonizado e levado às honras dos altares, foi declarado o segundo apóstolo da Alemanha.

Que obras terá feito São Pedro para que um país inteiro lhe fosse dedicado? Mas importante que o tamanho ou quantidade de feitos, mais vale a intenção e a importância do trabalho apostólico. Numa época de luta dentro da Igreja, Reforma e Contrarreforma se embatiam para definir o futuro da Santa Igreja.

Mas antes vejamos a vida de nosso santo jesuíta.

Vida de são Pedro Canísio

Desde cedo, São Pedro se inclinava à vida religiosa, mas acabou tendo sido encaminhado para os estudos de direito, já que seus pais pretendiam lhe dar uma pretende com boas condições de vida para assim aumentar ainda mais o prestígio da família.

Mas, posto na vida de estudante, São Pedro nunca deixou os cuidados pela vida eterna. Frequentava uma casa religiosa dos Cartuchos em Colônia, e usava cilicio, aquele cinto com amarras espinhosas, por debaixo de sua toga de advogado.

Um padre foi decisivo para sua conversão completa: Padre Faber, amigo íntimo de Santo Inácio de Loyola. Tanto que São Pedro foi o primeiro alemão jesuíta, já que a companhia de Jesus havia acabado de se fundada.

Após três anos de seu ingresso, em 1546, São Pedro foi ordenado sacerdote de Cristo. Intenso, fogoso e inteligente, ocupou-se primeiro com tratados de apologética e comentários de obras de espiritualidade de santos padres.

Porém, o verdadeiro rebento de São Pedro Canísio foi quando se deparou com a Reforma de Lutero, que devastava as fileiras da Esposa Mística de Cristo.

Luta e Contrarreforma

O monge apóstata Martinho Lutero havia proclamado sua revolta em 1517, anexando as teses protestantes na porta da Casa de Deus. São Pedro Canísio, entrando na vida sacerdotal em 1546, já percebia os 30 anos de estragos das teorias do monge rebelde.

O imperador alemão pendia para o protestantismo, afinal, para ele era uma vantagem não depender da palavra do Papa, grande juiz de consideração das terras Cristãs. Como Lutero desaprovava a absoluta primazia do representante de Pedro, os interesses do governante germânico eram atendidos.

Assim, as Terras Alemãs caiam uma após outra nas mãos dos rebeldes. São Pedro Canísio, colocado por Santo Inácio como superior geral da Germânia, não mediu esforços para combater as propostas revolucionárias.

Primeiro, com argumentos lógicos, contrarrestou o bispo de sua cidade que vinha com teses protestantes, fazendo com que perdesse o uso das ordens sagradas e parasse de ensinar o erro. Participou ativamente do concílio de Trento, e novas definições foram dadas para os problemas que Lutero levantava.

Compôs um catecismo que foi usado como oficial pela Santa Igreja até o século XX. Agiu nas cidades de Inglostad, Augsburgo, Innsbruk e Munique, derrubando as ideias heréticas que iam surgindo devido ao Protestantismo.

Por fim, foi designado para ir a Viena, Áustria, e lá fundou uma casa jesuíta, instruindo a todos os noviços.

São Pedro Canísio faleceu no dia 21 de dezembro de 1597, na cidade de Friburgo, que fica na atual Suíça. Ele adormeceu no Senhor no mesmo ano em que São José de Anchieta, outro grande jesuíta, também entregou sua alma a Deus.

Com suas obras e intensa atividade contra a Reforma de Lutero, a maior parte da Alemanha se manteve dentro do redil de Cristo. Que sua glória de novo apóstolo ressoe pelos vales e montes germânicos, e que seu sucesso guie nosso esforço quando lutarmos pela obra da Igreja.


Cf. https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pedro-canisio-primeiro-jesuita-alemao/
 
Comentários