Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


A última semana e o fim do ano litúrgico
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/11/2021
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
"O Céu e a Terra passarão, mas as palavras de minha boca não passarão". Esta verdade, muitas vezes esquecida pelo ser humano, e o suave alerta que a Santa Igreja faz no final de seu ano litúrgico.

A Santa Igreja Católica é uma instituição divina, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo, ao longo de sua vida terrena. Sobretudo Ela é uma sociedade de almas, por onde, alicerçados pela Pedra que é Pedro, e amparados pelo Espírito Santo, propulsor e mantenedor dos dons e carismas, nós, fiéis, batalhamos pelo Céu.

Como uma Mãe, a Igreja quer tem valiosas lições que nos comunica por meio de suas comemorações e celebrações, de acordo com o seu calendário litúrgico, diferente do calendário civil.

Para entender mais sobre este assunto, acesse aqui o artigo do Ano Litúrgico.

O fim e o começo, o alfa e o ômega

Como todos sabemos, o fim de algo sempre prenuncia um novo começo. Almejamos metas e, quando estas estão acabando, nos preparamos para as próximas, não sem, porém, uma análise pessoal, uma olhada para o passado para se preparar para o futuro.

Assim também a Santa Mãe Igreja aconselha os fiéis a fazer essa revisão no fim do ano litúrgico. Por isso, a última semana do calendário da Igreja traz leituras e meditações sobre o fim do ser humano, ou seja, a morte e o juízo divino.

A Igreja Católica chama estes últimos dias de semana escatológica. Para nós, neste ano de 2021, ela vem acontecendo agora: do dia 21 ao dia 28 de novembro.

A meditação da morte na última semana do Tempo Comum

A morte é a única certeza na caminhada humana; assim que nascemos, trazemos a marca de nosso fim. O que parece ser desesperador, se considerado de modo terreno, é, na verdade, nossa esperança: um dia as dificuldades acabarão, passaremos nas provas, com a ajuda de Nossa Senhora, e teremos diante de nós a eternidade feliz.

Mas, normalmente, devido aos prazeres mundanos, muitas vezes esquecemos nosso destino mais alto. Ficamos presos, atrofiados pelo peso da carne, e preferimos trocar uma infinidade de alegrias por um regozijo instantâneo.

Por isso, nesta última semana, as leituras e evangelho lembram o homem e a mulher que estamos aqui de passagem, que somos criados para mais. É comum encontrarmos versículos do Apocalipse, leituras dos profetas e cartas dos Apóstolos sempre tocando neste ponto: a morte vem como um ladrão, e, para estarmos prontos para ela, precisamos nos preparar agora.

Juízo Final: a vinda de Cristo

Depois da morte, seremos pesados e medidos pelas contas de Deus, todo sábio e todo poderoso, e ficará claro a nós o nosso destino. Este é o juízo particular, a que todos terão direito.

Mas, para corrigir erros universais da História, para ficar evidente a ação de Deus em cada pedacinho da existência humana, no final dos tempos, quando Jesus voltar em glória e majestade, haverá um outro juízo: o Final. O Filho do Homem virá premiar o bem e punir o mal mais uma vez, agora todos diante de todos.

Os que estarão no Céu terão mais alegria, os que estiverem no inferno mais terror.

Para simbolizar este juízo final, a Igreja dedica o último domingo do ano litúrgico, o domingo que abre a última semana do tempo comum, em honra a Cristo Rei do Universo, Rei que voltará para julgar os vivos e os mortos.

Há um lindo sermão de Mons. João Clá sobre a festa que ocorreu neste último domingo, dia 21 de novembro, discorrendo sobre o Reinado de Cristo. Para lê-lo, clique aqui.

Desejo de Mãe sublinhado na última semana: que os filhos não se percam

Alguém poderia perguntar qual a razão de ser tão duro para apresentar, de uma só vez, a fragilidade do ser humano.

A resposta é única: a Santa Igreja prefere que o fiel tome um chacoalhão agora do que diante do Juiz universal, onde não haverá mais possibilidade de arrependimento. Não é o que uma mãe faz diante de um mal negócio do filho: se apresenta e o alerta, até chegando a suplicar-lhe?

Que sejamos sábios o suficiente para confiar no amor de tão excelsa Mãe.

 
Comentários