Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Virgem Maria


As lágrimas de Maria
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/04/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
As lágrimas podem ser manifestações de alegria, emoção, dor, tristeza ou angústia. Podem ainda ser algo mais alto: um dom do Espírito Santo!

As lágrimas podem ser manifestações de alegria, emoção, dor, tristeza ou angústia. Podem ainda ser algo mais alto: um dom do Espírito Santo!

O fato é que as lágrimas estão presentes no quotidiano de nossa existência, exprimindo os variados estados de espírito, acima mencionados, de forma isolada ou até dois ou mais destes estados ,  concomitantemente.

Quem nesse mundo não chorou alguma vez? Acredito que é  impossível alguém nunca ter chorado na vida até porque já nascemos chorando, não é mesmo?

E no transcurso de nossa existência, por vezes choramos seja de   emoção e felicidade como o fazemos, por exemplo, pelo nascimento ou formatura de um filho, dois momentos bem distintos, mas ambos de muita alegria e  de agradecimento a Deus.

Outras vezes, as lágrimas brotam de nossos olhos e de nosso coração ante a perda de um ente querido como também à face de um sofrimento de ordem moral causado por situações que atentam contra a pulcritude da pureza e da inocência, ou que atingem injustamente a nossa honra, ou a confiança que depositávamos em alguém!

 E os exemplos poderiam se multiplicar quase que infinitamente,  pois não faltam momentos na vida de cada um de nós que não suscitem lágrimas, não é verdade?

A História Universal e de modo especial a Sagrada estão repletas de exemplos de prantos e lágrimas candentes e emblemáticos!

Vem à minha mente a passagem do Evangelho que narra o episódio de São Pedro que depois de ter negado três vezes o seu Divino Mestre Jesus, o Filho de Deus, entrou numa amargura sem fim, numa tristeza que lhe corroeu os ossos. E Nosso Senhor Jesus Cristo que é a Misericórdia infinita,  “que ama um coração contrito e humilhado”, ( Salmo 50),  e “que descansa quando perdoa”, ( conforme o disse o Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque), fez Pedro derramar lágrimas abundantes de arrependimento que lhe marcaram a face com rugas pelo resto de sua vida.

Aliás isto está retratado de forma eloquente e palpável na célebre Imagem de “São Pedro arrependido”, de artista baiano anônimo, a qual se encontra no Museu do Mosteiro de São Bento da Cidade de Salvador. Quem ainda não a viu, apresse-se em logo o fazer, pois vai ficar de queixo caído e cheio de encanto e admiração,  e de sentimentos de compunção!!

Temos outros exemplos belíssimos, como é o caso das lágrimas de Santa Madalena, que fazia parte do grupo dos discípulos de Jesus. Seguiu-o até a Cruz e, no Jardim em que se encontrava o Sepulcro, foi a primeira testemunha da sua Ressurreição. O Evangelho de São João a descreve chorando porque não tinha encontrado o corpo do Senhor no Sepulcro: “Jesus teve misericórdia dela ao se deixar reconhecer como Mestre e transformar as suas lágrimas em alegria pascal”.

Santo Anselmo as  definiu: “como lágrimas da humildade”. Pela angústia de Santa Madalena de não ter encontrado o corpo do Senhor.

No Sermão das Montanhas Jesus declarou:

“ Bem Aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5,4).

Que palavras tocantes e misteriosas!

Jesus também chorou quando olhou para a cidade de Jerusalém e profetizou a sua ruína. (cf. Lc 19,41).

O choro é algo ínsito à natureza humana e ocorrerá sempre em alguns momentos de nossa vida, cedo ou tarde, festejando, comemorando ou passando por algum sofrimento.

São Pedro Damião dizia:

“A umidade das lágrimas purifica a alma de toda mancha e fecunda o chão de nosso coração para que produza os germes das virtudes”

Que coisa linda meus estimados irmãos e irmãs!

 No mês de abril, próximo passado, tomei conhecimento de alguns fatos extraordinários:  as lágrimas vertidas por várias Imagens do Imaculado Coração da Virgem de Fátima, Mãe de Deus e nossa, em alguns Países do Continente Americano, de modo especial na Guatemala e na Costa Rica, em Casas de oração e formação da Associação Católica Arautos do Evangelho, que propagam a devoção a Nossa Senhora no Mundo inteiro.

Como isso me causou grande emoção e também preocupação, procurei pesquisar e aprofundar minhas reflexões sobre o assunto a fim de comentar sobre as lacrimações   da Santíssima Virgem Maria.
E assim fiquei sabendo da ocorrência destes fenômenos místicos, ocorridos em vários países, entre os dias 21 e 26 de abril do andante ano, envolvendo Imagens do Imaculado Coração da Virgem de Fátima  e até de  São José, nas referidas Casas!

Por que será que nossa Mãe do Céu chorou?

Primeiramente, é importante frisar que já ocorreram várias lacrimações de Imagens de Nossa Senhora em diversos países  e em várias quadras históricas, como é o caso de uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, que chorou  em Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 1972, fato divulgado por Jornais de muitos Países, a exemplo da Folha de São Paulo que estampou a fotografia da Imagem lacrimejando.  

Contemplando as fotos dos últimos prantos de Nossa Senhora,  que nos foram enviadas por pessoas amigas parei para refletir e cheguei à seguinte conclusão:  Diante da avalanche de tantas notícias tristes e desoladoras neste mundo, realmente, Nossa Senhora tem que manifestar sua tristeza através de suas lágrimas.

Também não se pode descartar a possibilidade de Nossa Senhora haver chorado para manifestar seu contentamento ante filhos e filhas que procuram atender aos seus apelos de oração e penitência, feitos em várias aparições suas, especialmente as ocorridas em Fátima, Portugal, no ano de 1917. Ou então para suscitar nestes filhos e filhas, desejos mais ardentes de reparação pelos pecados cometidos no mundo inteiro contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria!

Hoje, dia de Nossa Senhora Auxiliadora, cuja devoção remonta à vitória da armada cristã  na Batalha de Lepanto, em 1571, comandada por Dom João da Áustria   que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa.

Em agradecimento, o Papa Pio V,  incluiu na Ladainha de Nossa Senhora o epíteto de AUXILIADORA DOS CRISTÃOS.

Que Nossa Senhora Auxiliadora,  nossa Mãe,  conceda graças e bênçãos a todas as famílias do mundo inteiro!

Fonte:
https://ambientesecostumes.wordpress.com

 
Comentários