Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


São Casimiro, padroeiro da juventude - Data: 03 de Março 2022
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia
Senhor, pela intercessão de São Casimiro, vos pedimos a graça de sermos bons administradores dos bens que nos concedestes.

Todos somos chamados a santidade, sem nenhuma exceção. São Casimiro é a prova de que, mesmo nos estados mais diferentes da sociedade, a virtude e a bem-aventurança sempre serão uma obrigação.

Obrigação cheia de luz, de amor, e, por que não dizer, de grandes tristezas e sofrimentos, mas também da única, sincera e completa felicidade que o ser humano pode alcançar.

Vida do pequeno Casimiro

Filho de um rei, São Casimiro nasceu em 3 de outubro de 1458, no século XV, em Cracóvia. Seu avô, Ladislau, foi um exímio conquistador; seu pai, Casimiro IV, nobre de imponente envergadura; sua mãe, Elizabeth, a rainha da Polônia, era das maiores casas reais da Europa, as casas austríacas e boêmias, além de princesa por direito da Hungria.

Com uma imponente árvore genealógica, São Casimiro tinha a vida facilitada em muitas coisas. Sem dúvida, um menino de ouro, privilegiado pela honradez de algo que não construiu.

O pequeno Casimiro está aqui para nos mostrar, porém, que onde está a natureza humana está a luta, a sofreguidão, a infelicidade; e por mais que as batalhas humanas não se comparem, corresponder a expectativas altíssimas é sim um fardo enorme que o nobre precisa carregar.

São Casimiro teve muitas promessas de reinado. Como quando, com 13 anos, lhe foi oferecido o trono da Hungria. Com sonhos de cruzada e justiça por um povo oprimido, o jovem Casimiro marchou para as terras instáveis dos magiares, e de lá fugiu, derrotado pela facção oposta.

Ainda teria Casimiro que aprender mais sobre a volubilidade humana, sobre a arte de governar. Assim continuou seus estudos até completar seus 16 anos, com seu tutor padre Długosz, muito versado.

São Casimiro era muito piedoso. Desde os nove anos se destacou pela quantidade e qualidade de orações, e assim continuou por toda sua breve vida.

Legado de seu pai e ida ao Céu

Tendo seu pai Casimiro IV, a pedido do povo, ido assumir o torno da Lituânia, e com seu irmão mais velho já governando a Boêmia, São Casimiro ficou o regente da Polônia.

De 1481 a 1483 ele administrou o reinado com exatidão, honestidade e virtude, tanto que, futuramente, após sua morte, ele será aclamado como o protetor da Polônia.

Nessa época, seu pai lhe tentou arranjar uma esposa, uma princesa da casa real de Frederico III, imperador da Alemanha. Mas Casimiro recusou a pretendente, pois, ainda jovem, havia feito um voto de castidade perfeita: não se casaria.

Em 1484, nosso bravo campeão polonês não suportou uma infecção pulmonar grave, já que vivia uma certa debilidade dado o número e jejuns e mortificações que fazia. Estando na corte da Lituânia, ele faleceu.

Em 1522 ele foi proclamado santo, após as investigações todas de Roma. Sua fé e seu legado foram aprovados pelo Santo Padre, que o deixou como padroeiro da juventude da Polônia e Lituânia.

Ele nos mostra que mesmo um nobre de sua ascendência pode errar, pode se frustrar, mas pode se levantar, se reerguer, aprender, ser bom para com os seus e sempre procurar, enquanto busca a felicidade para seus subordinados, a glória divina.

Que nossos governantes aprendam do bom São Casimiro a arte da santidade, tão necessária e tão pouco encontrada nos dias atuais.

Cf. https://www.institutojacksondefigueiredo.org/enciclopedia-catolica/hagiografia/vida-de-sao-casimiro
 
Comentários