Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


24 fiéis católicos assassinados durante Missa em Burkina Faso
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/02/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 

Burkina Faso – África (Segunda-feira, 17-02-2020, Gaudium Press) Vinte e quatro fiéis católicos foram mortos e um sacerdote sequestrado, no domingo, 16 de fevereiro, no interior de uma Igreja, na cidade de Pansym, departamento de Boundoré, na Província de Yagha, a nordeste de Burkina Faso.

Homens fortemente armados invadiram a Igreja durante a celebração de Santa Missa dominical.

24 fiéis católicos assassinados durante Missa em Burkina Faso-Foto Arquivo Gaudium Press-Foto RS21.jpg
Matam 24 fiéis durante Missa e sequestram o sacerdote,
em Pansym, Burkina Faso. Foto-RS21

Comunicado

A propósito do atentado, um comunicado das autoridades do País, assinado pelo Coronel Major Salfo Kaboré, encarregado da ordem nacional no Governo da região do Sahel foi distribuído para a imprensa.

O Comunicado do Governo, publicado no portal infowart.net, informa que um balanço provisório, dá conta de que foram mortas 24 pessoas e que o sacerdote foi sequestrado.

Lamentado o ocorrido, a declaração informa que o governo apresentou suas condolências às famílias e expressando o desejo de pronta recuperação para as vítimas do ato terrorista.

Os sobreviventes feridos foram levados para Sebba e Dori para tratamentos necessários e as pessoas mortas receberam enterro digno com o auxílio espontâneo de habitantes de cidades vizinhas.

Perseguição religiosa

Até o momento nenhum grupo assumiu o atentado.

Esta não foi a primeira vez que ocorrem ataques durante a celebração da Missa na Província de Yagha.

Burkina Faso tem registrado nos últimos meses uma crescente atividade de grupos jihadistas.

No país é muito ativo o Ansarul Islam, um grupo terrorista autóctone, bem como o Grupo para o Apoio ao Islã e aos Muçulmanos (JNIM), uma organização jihadista que reúne outras quatro, incluindo a Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e Al Murabitún e, em menor grau, o Estado Islâmico no Grande Saara (ISGS).

Além disso, a violência intercomunitária se intensificou, opondo pastores e agricultores, e causou o deslocamento de milhares de pessoas.

Os ataques contra líderes e membros da comunidade cristã no país aumentaram.

Na quinta-feira passada, um pastor protestante foi sequestrado com quatro membros de sua família e todos foram executados perto de Sebba, a capital da província.

 

 
Comentários