Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese do Rio celebra missa pelo encerramento do Ano Sacerdotal
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/06/2010
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 07-06-2010, Gaudium Press) A arquidiocese do Rio de Janeiro encerrou neste sábado, 05, com uma cerimônia presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, o Ano Sacerdotal, período jubilar instituído pelo Papa Bento XVI em 2009 para marcar os 150 anos de São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars. A cerimônia carioca foi realizada na igreja de São Pedro.

Na celebração, que reuniu presbíteros e seminaristas locais, Dom Orani explicou o motivo da cerimônia. “Estamos aqui para louvar o Senhor pelo dom de nossa vocação e por ter nos proporcionado um ano de graças, de renovação espiritual, de santificação e fortalecimento do ministério”.

Neste sentido, Dom Orani destacou a relevância do ministério presbiteral. Segundo o prelado, o sacerdócio é um dom Deus, que tem em Cristo seu Sumo Sacerdote. É Jesus “quem preside a Eucaristia e está presente na Palavra e na ação da Igreja, alimentando e perdoando o povo de Deus”, afirmou o arcebispo, que complementou dizendo “o presbítero, tirado do meio do povo e formado para serví-lo, vai construindo, na história, o Reino de Deus.

O arcebispo do Rio ainda fez menção a São João Maria de Vianney e, a partir de seu exemplo, lembrou aos sacerdotes presentes que eles também foram chamados, consagrados e enviados como discípulos missionários, para servir e mostrar ao povo o caminho de Deus.

O prelado ainda fez uma súplica especial a Deus pelos presbíteros idosos e por todos os sacerdotes que sentem o “calor e peso do dia”. Os seminaristas também foram contemplados, com um pedido de Dom Orani pelas vocações de especial consagração.

Terminada a homilia, os presbíteros presentes na igreja de São Pedro fizeram a renovação das promessas sacerdotais e rezaram pelas intenções da Igreja. Na conclusão da cerimônia, o arcebispo do Rio de Janeiro lembrou que o encerramento oficial do Ano Sacerdotal deverá ser realziado em todas as paróquias da arquidiocese na próxima sexta-feira, 12, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

Arquidiocese de São Paulo
A arquidiocese de São Paulo também celebrou uma cerimônia eucarística pelo encerramento do Ano Sacerdotal, com uma missa de graças presidida pelo arcebispo, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Na capital paulista, no entanto, a cerimônia ocorreu no dia 30 de junho, durante o domingo da Santíssima Trindade. Na ocasião, conforme a arquidiocese, foram homenageados padres que em 2009 e 2010 celebraram jubileu de 25, 50, 60 e de até mais de 70 anos de ordenação.

 
Comentários