Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Colorida e fervorosa celebração de ‘Quasimodo’ na Arquidiocese de Santiago, no Chile
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/04/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Colorida e fervorosa celebração de Quasimodo na Arquidiocese de Santiago, no Chile 1.jpg

Santiago – Chile (Terça-feira, 05-04-2016, Gaudium Press) Com grande devoção foi realizada neste domingo, 03 de abril, a tradicional celebração de Quasimodo na Igreja de Santiago, onde centenas de ginetes montados a cavalo e vestidos com trajes da época colonial se congregaram na paróquia Nossa Senhora do Pobres na comunidade de Huechuraba para levar a Cristo Sacramentado aos enfermos e anciãos da povoação La Pincoya.

Esta festa é uma das expressões de piedade popular mais importantes do país e se realiza desde o século XVIII no domingo depois ao da Páscoa da Ressurreição. Obedece a uma tradição camponesa na qual os quasimodistas, ginetes a cavalo e carroças -agora inclusive em bicicletas e veículos motorizados- escoltavam aos sacerdotes que levavam a comunhão a pessoas enfermas e anciãs, evitando assim que os presbíteros fossem assaltados no caminho e lhes roubassem os objetos religiosos.

Colorida e fervorosa celebração de Quasimodo na Arquidiocese de Santiago, no Chile 2.jpg

A missa de envio foi presidida pelo pároco anfitrião, sacerdote Julio Díaz, e contou também com a participação do Arcebispo de Santiago, Cardeal Ricardo Ezzati, que manifestou sua alegria de poder participar nesta versão de Quasimodo. “Neste Ano da Misericórdia, poder entrar em muitas casas e levar a Eucaristia a tantos irmãos e irmãs prostrados, onde muitas vezes há tanto carinho em meio de tanta pobreza é um sinal enorme de esperança e um grande ato de Fé”, disse.

Em cada casa a procissão até um alto e os quasimodistas anunciavam o ingresso de Cristo Sacramentado. Frente ao altar familiar, o Cardeal fazia uma oração comunitária e administrava a comunhão. Finalmente compartilha umas breves palavras e dava a bênção sobre o lar e todos os seus integrantes.

Colorida e fervorosa celebração de Quasimodo na Arquidiocese de Santiago, no Chile 3.jpg

Após percorrer vários quilômetros assistindo na comunhão aos enfermos e anciãos, o pastor capitalino chagou até o futuro Centro da Misericórdia, que se instalará no final da rua Recoleta na comunidade de Huechuraba, para celebrar uma missa e abençoar este belo projeto de ajuda aos mais pobres e necessitados. (GPE/EPC)

 
Comentários