Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Acolher bem é evangelizar”, destaca Bispo de Fátima
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/07/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Portugal – Fátima (Segunda-feira, 22-07-2019, Gaudium Press) O Bispo de Leiria-Fátima, Dom Antonio Marto, presidiu no último domingo, 21, a Missa de encerramento da 42ª Peregrinação Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, que este ano teve como tema “Consolai a Deus”.

Acolher bem é evangelizar, destaca Bispo de Fátima.jpg

Em sua homilia, o prelado refletiu sobre a acolhida que Marta e Maria deram à Jesus em Betânia, ressaltando a importância do sentido do acolhimento e da fraternidade para que todos se façam próximos.

“Para nós cristãos o acolhimento não é apenas um gesto de cortesia ou simpatia; acolher bem é evangelizar: ter o sentido da escuta, da compreensão, do cuidado e da atenção, sempre com delicadeza. Trata-se de um gesto de amor com o outro que precisa ser acolhido”, afirmou.

Segundo Dom Antonio Marto, quando Nosso Senhor conversou com Marta, “não lhe quis dar uma noção de cortesia e de como receber bem; quis antes fazer uma catequese chamando a atenção para o que está, e deve estar, no centro da vida de um discípulo. Não quis repreender Marta; quis apenas frisar que a atitude de Maria, que preferiu estar com ele e escutar a sua palavra, é a atitude certa dos cristãos”.

“Se tu não tens tempo para parar, para estar com Jesus; se não tens tempo para olhar para a tua vida com calma e serenidade e para analisar como ela está a ser vivida e pode ser renovada, podes perder o melhor- a amizade-, que se cultiva e fortalece no diálogo, na partilha da vida; podes perder a ternura que se exprime em gestos simples e afetuosos de atenção e de ajuda; podes perder a paz do coração que encontrou serenidade, repouso e sossego na luz da sua fé, na confiança da sua esperança, no amor da sua caridade”, ressaltou.

Alertando os fiéis presentes na Santa Missa, o Bispo de Leiria-Fátima explicou que “esta virtude do acolhimento deve dar origem a uma cultura do acolhimento tão necessária para fazer face à cultura contrária da exclusão, da indiferença da marginalização e do descarte”.

“Como nos acolhemos uns aos outros, a começar dentro da família, onde muitas vezes vivemos tão dispersos, onde não há capacidade de nos escutarmos uns aos outros pelas distrações provocadas pela televisão, pela internet, pelo facebook, pelo instagram… Tudo tem o seu lugar, mas é preciso saber o que é mais importante”, enfatizou.

Concluindo sua homilia, Dom Antonio Marto exortou para que Nossa Senhora “nos ajude a escutar o coração do Seu filho e a estarmos atentos às necessidades dos nosso irmãos”.

O Movimento da Mensagem de Fátima é uma associação pública de fiéis, com personalidade jurídica, ereta pela Conferência Episcopal Portuguesa, com caráter nacional e que é assistida pelo Bispo de Leiria-Fátima. (EPC)

 
Comentários