Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) sedia Semana de Teologia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/09/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Juiz de Fora – Minas Gerais (Quinta-feira, 20-09-2018, Gaudium Press) A 1ª edição da Semana de Teologia, promovida pelo curso do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e pelo Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, foi aberta oficialmente na última segunda-feira, 17 de setembro. O evento vem sendo realizado no Auditório Mater Ecclesiae, no prédio da Cúria Metropolitana.

Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) sedia Semana de Teologia.jpg

Após um momento de oração e apresentação da Orquestra Juiz de Fora, houve a composição da mesa de honra, que contou com o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, o vigário geral da Arquidiocese, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, o reitor do Seminário, Padre Roberto José da Silva, pelo coordenador do curso de Teologia, Padre Tarcísio Monay, entre outros. Este ano, as atividades do encontro são inspiradas no tema “Os leigos e o chamado à santidade” e no lema “Vós sois o sal da Terra. Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14).

De acordo com o Padre Tarcísio, o intuito é fazer memória do Ano Nacional do Laicato e da Exortação Apostólica “Gaudete et exsultate” (Alegrai-vos e exultai), de autoria do Papa Francisco. “Ser chamado à santidade é preciso viver, fazer esse caminho para ser ‘sal da terra e luz do mundo’ para as pessoas, para a sociedade que hoje tanto precisa”, disse.

Por sua vez, o reitor do Seminário Santo Antônio, Padre Roberto, lembrou que a Teologia, por si só, tem a finalidade de ajudar a aprofundar e refletir diversos temas atuais, mas também, da História da Igreja.

Já o Arcebispo Dom Gil acredita que tudo aquilo que Cristo propôs foi para que todos façam um caminho de santidade. “A santidade é o nosso objetivo. É você deixar-se iluminar pela luz de Deus. Comparando: Deus é como o sol, nós somos como a lua. Nós não temos luz própria, Deus é que tem a luz. Então a santidade de Deus brilha em nós e reflete para os outros”.

A santidade, prosseguiu o prelado, não é um privilégio de alguns, e sim, uma proposta para todos. “A Semana Teológica deste ano, aqui no Seminário Santo Antônio, vai tratar justamente sobre esse tema, para mostrar que o sacerdote é aquele que assume para si, em primeiro lugar, a santidade, para ajudar também os leigos a encontrar esse caminho”, completou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora

 
Comentários