Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


As raízes de um carisma garantem o futuro de uma ordem religiosa, diz o Papa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/09/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-09-2019, Gaudium Press) Nesta quinta-feira, 12 de setembro, o Papa Francisco recebeu em audiência na Sala Clementina, cerca de 200 religiosos agostinianos que concluíam o Capítulo Geral da Ordem dos Agostinianos Descalços, por ocasião do Ano do Carisma.

As raízes de um carisma garantem o futuro de uma ordem religiosa, diz o Papa-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Durante três dias, os religiosos participaram de atividades como visitas a ex-conventos na capital romana e momentos de reflexão sobre a Ordem.

Na próxima sexta-feira, (12), será a vez dos irmãos da Ordem de Santo Agostinho serem recebidos pelo Pontífice.

Falando aos participantes do Capítulo Geral, Francisco recordou-lhes a longa tradição iniciada por Santo Agostinho, chamando-o de um “gigante do pensamento cristão”.

Para o Papa, esta longa tradição deve ser amada e aprofundada.
Francisco explicou que “para ser moderno, alguém pode acreditar que é necessário se separar das raízes. E essa é a ruína, porque as raízes são a garantia do futuro. Não é um museu, é a verdadeira tradição. Nunca se deve separar das raízes para ser moderno! Aquilo é um suicídio”.

O gigante do pensamento cristão

No discurso, Francisco começou lembrando de Santo Agostinho (354-430), filósofo, escritor, bispo e teólogo cristão africano, através do carisma da busca da santidade através da vida comunitária. “Santo Agostinho é uma daquelas figuras que fazem sentir o encanto de Deus”, disse o Papa, que acrescentou:

“Ele é um gigante do pensamento cristão, mas o Senhor lhe doou também a vocação e a missão da fraternidade. Não se fechou no horizonte embora vasto da sua mente, mas permaneceu aberto ao povo de Deus e aos irmãos que compartilhavam com ele a vida comunitária. “

Para ser moderno, valorize as raízes

Com a longa tradição religiosa iniciada por Santo Agostinho, o Papa enfatizou as próprias raízes dos Agostinianos Descalços, que devem ser sempre “amadas e aprofundadas”, acompanhadas de humildade e caridade, através da “oração e do discernimento comunitário, seiva vital” da presença da Ordem hoje na Igreja e no mundo.

“Para ser moderno, alguém pode acreditar que é necessário se separar das raízes. E essa é a ruína, porque as raízes, a tradição, são a garantia do futuro. Não é um museu, é a verdadeira tradição, e as raízes são a tradição que te levam à seiva para fazer crescer a árvore, florescer, frutificar. Nunca se separar das raízes para ser moderno! Aquilo é um suicídio. “

Carisma dos Agostinianos Descalços

O Papa falou do carisma da Ordem dos Agostinianos Descalços.

“Descalços”, expressa a exigência de pobreza e de confiança na Providência Divina e enalteceu a importância do carisma de ter “a alma descalça”.

O voto da Humildade: chave para abrir os corações

A escolha do quarto voto que caracteriza os religiosos, o da humildade, para dar ênfase aos trabalhos de 2019 foi elogiada pelo Pontífice.

Para Francisco humildade “é uma chave que abre o coração de Deus e os corações dos homens” e “abre os próprios corações de vocês a serem fiéis ao carisma de origem, a se sentirem sempre discípulos-missionários, disponíveis às chamadas de Deus”.

E Francisco recordou que a humildade “não se pode pegar na mão, é ou não é, é um dom”.

Importância do ano do Carisma

Para encerrar suas reflexões, o Papa Francisco tratou da importância do Ano do Carisma dos Agostinianos Descalços:

“Não é algo autorreferencial. Não, não deve ser isso, autorreferencial de uma comunidade viva que quer caminhar com Cristo vivo. Isso é aquilo que vocês querem: não é autorreferencialidade, mas o desejo de caminhar em Cristo, Cristo vivo. ” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações VaticanNews)

 

 
Comentários