Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


As vocações florescem na Indonésia porque a Fé é cultivada em família, explica Bispo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/06/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Indonésia – Maumere (Terça-feira, 18-06-2019, Gaudium Press) A ilha de Flores na Indonésia, chegou a ser um celeiro de vocações para a Igreja Católica, com presença de numerosas comunidades religiosas que colhem frutos de vocações tanto à vida sacerdotal como religiosa. O Bispo de Maumere, Dom Ewaldus Martinus Sedu, descreveu os aspectos que considera de maior influência para esta abundância de seminaristas e religiosos.

“Nossa Igreja local hoje é uma Igreja missionária. Temos mais de 500 sacerdotes e religiosos enviados como missionários à Indonésia e ao mundo”, relatou o prelado à agência Fides. “Somos uma Igreja abençoada pelo Senhor com muitas vocações à vida sacerdotal e consagrada. Mas o berço destas vocações é a família”.

As vocações florescem na Indonésia porque a Fé é cultivada em família, explica Bispo.jpg

A Diocese de Maumere conta com a excepcional condição de ser quase completamente católica (87% da população professa a Fé Católica, enquanto os fiéis representam apenas cerca de 3% dos habitantes do país) em um país predominantemente muçulmano. Seu passado como colônia portuguesa lhe permitiu um grande contato com a Fé e a cultura católicas, uma grande presença de comunidades religiosas e uma prática de Fé arraigada. “Nossas famílias católicas vivem a Fé com devoção e profundidade, se aproximam aos sacramentos, praticam a caridade. Este é o ambiente onde a semente do chamado de Deus pode brotar”, indicou o Bispo.

“Em nossa comunidade há numerosas congregações religiosas masculinas e femininas: verbitas, passionistas, jesuítas, franciscanos, camilianos, somascos, rogacionistas, vocacionistas e muitos outros. A comunidade é viva e é dinâmica e as vocações à vida consagrada estão florescendo”, acrescentou Dom Sedu. “Em Maumere temos um dos Seminários Católicos (que também é um instituto para a formação em filosofia e teologia) que se encontra entre os maiores do mundo, com mais de mil estudantes. Estamos comprometidos no trabalho da educação, no trabalho social, mas o mais importante é o testemunho do Evangelho na família. Tudo vem dali”.

A opinião do Bispo coincide com a da formadora de Vocações Nativas nas Filipinas, Irmã Inocencia Rodrigo. “No Vietnã e Indonésia há muitas vocações, porque a família cuida de sua vida cristã”, relatou no ano anterior a Ecclesia Digital. “Os países nos quais os cristãos são minoria, a família reza unida e se reúnem com outras famílias para rezar. Ali a semente da vocação cresce e floresce”. (EPC)

 
Comentários