Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Austrália aprova leis que atentam contra o segredo de Confissão
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/09/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Austrália – Melbourne (Segunda-feira, 16-09-2019, Gaudium Press) O estado de Victoria na Austrália aprovou uma lei que impõem aos sacerdotes a obrigação civil de denunciar os delitos de abuso infantil conhecidos durante o Sacramento da Confissão. Esta disposição contradiz de maneira direta as estritas normas da Igreja sobre o Sigilo Sacramental e ameaça aos sacerdotes a enfrentar penas de até três anos de prisão.

Austrália aprova leis que atentam contra o segredo de Confissão.jpg

“O mais importante é enviar uma mensagem de que a lei deve ser levada a sério, se as pessoas não a obedecem, as sanções são muito significativas”, indicou o Primeiro Ministro de Victoria, Daniel Andrews. Uma lei similar foi aprovada no estado australiano da Tasmânia. O Arcebispo de Hobart, Dom Julián Charles Porteous, advertiu que os sacerdotes não podem violar o segredo de Confissão apesar do que determinem as normas civis.

“Os sacerdotes e todos os que trabalham para a Igreja entendem suas obrigações diante da lei de informar sobre assuntos de abuso sexual infantil. No entanto, os sacerdotes não podem cumprir com a lei que lhes exigiria violar seu compromisso com o ensinamento constante da Igreja sobre a inviolabilidade do selo sacramental”, indicou o Arcebispo. “Como Arcebispo, é meu dever defender o ensino católico sobre este assunto”.

O prelado advertiu que o estado poderia argumentar qualquer gênero de motivos para indagar os conteúdos das confissões dos cidadãos, mas “a realidade é que os Santos, como São Mateo Correa Magallanes e São João Nepomuceno, que deram sua vida defendendo o selo do confessionário, sabiam que não importava a razão dada pelo governo, não importa quão nobres foram suas intenções, romper o sigilo do confessionário constituiria o fim do Sacramento”. (EPC)

 
Comentários