Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Capela em Piracicaba torna-se patrimônio histórico de São Paulo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/07/2018
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Piracicaba – São Paulo (Sexta-feira, 20-07-2018, Gaudium Press) No centro da cidade paulista de Piracicaba, mais precisamente na Rua Prudente de Moraes, nas proximidades com a Praça José Bonifácio, encontra-se uma das mais tradicionais edificações da região: a Capela Passo do Senhor do Horto, denominada “Paço da Via Sacra São Vicente de Paulo”.

Capela em Piracicaba torna-se patrimônio histórico de São Paulo

Em notificação publicada em 20 de junho passado pelo “Diário Oficial do Estado”, o local foi agraciado ao ser tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

O patrimônio de 145 anos de história possui 12 metros quadrados de área, um altar em madeira em estilo barroco e uma imagem de madeira de Jesus Cristo no Horto das Oliveiras com um cálice na mão.

O oratório foi instalado em 1873 e restaurado em 2013 e está sob a jurisdição Paróquia Santo Antônio (Sé Catedral). Projetada e executada por Miguel Arcanjo Benício da Assumpção Dutra, a Capela Passo do Horto foi inaugurada durante as cerimônias religiosas da Semana Santa.

Encomendada por Benedita Antonia de Lima Rocha, esposa do Dr. Felipe Xavier da Rocha, juiz municipal e delegado de polícia, o templo foi doado à Igreja juntamente a uma quantidade de recursos destinados, por meio de testamento, à sua conservação e promoção das atividades litúrgicas.

Sendo a única edícula deste estilo existente no Estado de São Paulo, a Capela Passo do Senhor do Horto é também tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultura (Codepac) desde 2004. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da Diocese de Piracicaba

 
Comentários