Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Chile: decisão de que ensino religioso será facultativo nas escolas, gera contestação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/07/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Chile- decisão de que ensino religioso será facultativo nas escolas, gera contestação.Foto divulgação.jpg

Santiago do Chile – Chile (Quarta-feira, 17-07-2019, Gaudium Press) O ensino de religião não será mais obrigatório, mas facultativo para os estudantes do terceiro e quarto ano da Escola Média, como se fosse o último ciclo de estudos antes do ingresso na universidade.

A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Educação, vale para todos os estabelecimentos de ensino do Chile, mas a escolha está sendo contestada por representantes de todas as Igrejas, em todo o país.

Declaração

Em uma declaração, publicada no jornal “El Mercurio”, assinada também pela Conferência Episcopal do Chile, a manutenção do ensino religiosa é elogiada e apontada como sendo necessária para contribuir com a formação dos estudantes e das pessoas em geral como cidadãos responsáveis, éticos e livres.

Além disso, o ensino religioso nas escolas oferece “uma visão da cultura e da religiosidade da sociedade em que se vive”.

Os responsáveis pela divulgação da Declaração publicada em um jornal de grande tiragem, acreditam que passar de um plano formativo obrigatório da religião para apenas duas horas facultativas, “cria uma concorrência artificial e não equitativa, favorecendo a eliminação da disciplina do curso de estudos”.

De acordo com os promotores da Declaração, a decisão tomada pelo Conselho Nacional de Educação do Chile, priva os estudantes de poderem ter “uma formação integral” e de chegar a um “desenvolvimento ético, solidário e cultural que a própria lei geral da educação declara seguir”, mas que, na realidade, passa a cercear sua oferta e desenvolvimento no campo do ensino.

Pedido: Reconsiderar a Decisão

Por fim, os líderes religiosos convidam o Conselho Nacional de Educação a “reconsiderar a sua recente decisão”, reconhecendo que o ensino da religião “é o espaço formativo privilegiado para cuidar e formar a dimensão espiritual, ética e moral de um estudante”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Agencia SIR)

 

 

 
Comentários