Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Coleções arqueológicas dos Franciscanos da Terra Santa são reunidas em um catálogo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/02/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 

Israel – Jerusalém (Segunda-feira, 17-02-2020, Gaudium Press) “Selected Works” -“Trabalhos selecionados”-, assim se intitula o catálogo publicado por Edições Terra Santa e que recolhe várias das peças mais representativas das coleções arqueológicas, históricas e artísticas dos Franciscanos custódios da Terra Santa.

Para a realização do catálogo foi necessária uma tarefa de seleção dos objetos mais representativos, um trabalho que correu por conta da italiana Sara Cibin, que é doutora em História da Arte e chefe do projeto do ‘Terra Sancta Museum’, instituição da Custódia da Terra Santa que tem a missão de “valorizar no coração da cidade velha de Jerusalém o patrimônio cristão espiritual, arqueológico e artístico, conservado com cuidado pelos franciscanos nos últimos oito séculos”, como se expõem no website do ‘Terra Sancta Museum’.

Coleções arqueológicas dos Franciscanos da Terra Santa são reunidas em um catálogo.jpg

Cibin, que é citada em nota de imprensa publicada pelo museu, comentou como surgiu a ideia de desenvolver o catálogo:

“A ideia nasce do desejo de tornar público o melhor das coleções e ter a maneira de dar a conhecer o vasto patrimônio da Custódia, que seguramente não pode ser recolhido em um só livro”.

Além da seleção dos objetos, que são de grande importância para o ‘Terra Sancta Museum’, foi necessário o apoio de um grupo interdisciplinar. Sobre isso, também comentou Cibin:

“Foram consultados vários especialistas arqueólogos e historiadores da arte para a seleção das peças. Sobretudo, quisemos manter a diversidade nas categorias de objetos selecionados, pelo que às peças arqueológicas se somaram mosaicos, miniaturas, paramentos litúrgicos e muito mais”.

O catálogo foi editado em inglês para que chegue ao maior número de pessoas possíveis:

“Esperamos que este catálogo possa representar o projeto, e promovê-lo graças à internacionalidade da língua inglesa escolhida para os textos, para difundir o conhecimento deste grande patrimônio e poder levar a cabo a construção do museu, animando os visitantes e doadores”, assinalou.

O catálogo, disponível desde o dia 9 de fevereiro, se apresentou em um formato elegante que possibilita apreciar cada objeto em duas partes. A primeira, compreende uma viagem cronológica na qual se mostra a arqueologia com estrela egípcia que data de 3.200 a.C, passando por diversas épocas e tipos de objetos, nos quais se incluem textos iluminados tanto dos otomanos, como os europeus de 1300.

A segunda parte representa a vida dos franciscanos na Terra Santa através dos objetos e as obras de arte que as cortes europeias enviaram como doações para os santos lugares.

O volume pode ser adquirido através do website de Edições Terra Santa, onde está à venda para o mercado europeu. Também se pode adquirir na loja do ‘Terra Sancta Museum’. (EPC)

 
Comentários