Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese do Crato anuncia data de beatificação da mártir brasileira Benigna Cardoso
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/01/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ceará – Crato (Terça-feira, 21-01-2020, Gaudium Press) A Diocese do Crato, Ceará, anunciou a data da beatificação Benigna Cardoso da Silva, a mártir Benigna também chamada “heroína da castidade”. A cerimônia, que ocorrerá na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, no Crato, está marcada para o dia 21 de outubro deste ano de 2020.

Diocese do Crato anuncia data de beatificação da mártir brasileira Benigna Cardoso.jpg

O dia escolhido foi o mesmo no qual a menina foi batizada pela Igreja. A celebração será presidida pelo Cardeal Giovanni Angelo Cardeal Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, que representará o Papa Francisco.

A autorização para a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva havia sido conferida pelo Papa Francisco em outubro de 2019. O anúncio da data da beatificação, realizado nesta terça-feira, 21 de janeiro, é considerado simbólico por ser memória de Santa Inês, jovem virgem e mártir.

“É um motivo de grande alegria para todos nós. E, em contato com Roma, resta-nos preparar a celebração”, afirmou Dom Gilberto Pastana, Bispo de Crato, em pronunciamento feito na Rádio Educadora do Cariri, porta-voz da Diocese.

Benigna Cardoso da Silva

Nascida no dia 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE), Benigna Cardoso da Silva foi assassinada com um golpe de facão em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, após se recusar a ter relações sexuais com um adolescente.

Na época do assassinato, o Padre Cristiano Coelho Rodrigues, que fora mentor espiritual da jovem, escreveu a seguinte nota ao lado do registro de Batismo de Benigna: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sítio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

A devoção à jovem foi aumentando com o passar dos anos, chegando ao seu auge em 2004, quando foi iniciada a Romaria da Menina Benigna, que ocorre anualmente de 15 a 24 de outubro e já entrou para o calendário oficial do Estado do Ceará. (EPC)

 
Comentários