Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja no México promove sétima edição de Congresso Eucarístico Nacional
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/09/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

México – Mérida (Sexta-feira, 20-09-2019, Gaudium Press) Com o lema ‘Povo de Deus: levanta-te e come, o caminho é longo’, a Igreja Católica que peregrina no México celebrará o VII Congresso Eucarístico Nacional. O evento iniciado nesta sexta-feira, 20, irá até o próximo domingo, 22 de setembro, na cidade de Mérida, Yucatán.

Igreja no México promove sétima edição de Congresso Eucarístico Nacional.jpg

O objetivo, como expôs Dom Gustavo Rodríguez Vega, Arcebispo de Yucatán, na Carta Pastoral que emitiu há um ano ao convocar o Congresso Eucarístico, é animar nas Igrejas Particulares do México, a necessidade de “aprofundar e renovar constantemente sua Fé eucarística, para projetá-la em ações que favoreçam sua vida pastoral afim de continuar trabalhando pela paz e a justiça que permitam uma sociedade mais fraterna e solidária”.

Na dita Carta Pastoral, o prelado também assinala: “Estou seguro de que no coração de todos os fiéis (Bispo, sacerdotes, diáconos, religiosas, religiosos, jovens e adultos), há um grande desejo de chegar a um futuro que somente Deus conhece e a Ele pertence. Este Congresso deve servir para despertar, em todos, a coragem de arriscar-se junto a Deus e de nos tornarmos uma ‘igreja em saída’, como tantas vezes repetiu o Papa Francisco: uma igreja samaritana, próxima ao povo, pobre com os pobres, missionária, sinodal; em uma palavra, mais evangelizadora”.

Segundo a programação do evento, a cerimônia de boas vindas aos participantes ocorrerá às 17h (horário local) e estará a cargo do Padre Juan Pablo Moo Garrido, Coordenador Geral do Congresso Eucarístico. Dom Emilio Carlos Berlie, Arcebispo Emérito de Yucatán e encarregado da Dimensão Episcopal para os Congressos Eucarísticos, oferecerá as saudações por parte da coordenação; e às 17h20 será a abertura oficial do Encontro Eucarístico, a cargo de Dom Piero Marini, Presidente do Comitê Pontifício para os Congressos Eucarísticos Internacionais.

Às 19h15 será a Celebração Eucarística solene de início do Congresso, presidida pelo Arcebispo de Yucatán.

Durante o evento serão ministradas várias conferências. A primeira ocorrerá na própria sexta-feira, 20, às 17h30, com o tema “A Eucaristia me levou à Igreja Católica”, a cargo de Fernando Casanova Ramos, ex-pastor da Igreja Pentecostal, atualmente Doutor em Teologia e Catedrático. A segunda, também ministrada por Ramos às 9h15 do sábado, 21, terá por tema “A Presença real de Jesus Cristo na Eucaristia segundo as Sagradas Escrituras”.

A terceira, que se desenvolverá no sábado, desta vez às 11h30, será ministrada pelo Padre Rogelio Narváez Martínez, Diretor Nacional da Cáritas Mexicana, com o tema “A Eucaristia e sua Projeção Social”. A quarta, intitulada “A arte de celebrar a Eucaristia”, será apresentada neste dia às 15h15 por Dom Piero Marini.

A quinta conferência ocorrerá no domingo, 22 de setembro, às 10h, com o tema “Eucaristia Banquete ou Sacrifício?”, ministrada igualmente por Fernando Casanova Ramos; e a sexta e última, às 12h15 ministrada por Dom Rogelio Cabrera López, Presidente da Conferência Episcopal do México (CEM), que apresentará o tema ‘Ite missa est: Eucaristia, Discipulado e Missão’.

No Congresso haverá ainda, vários painéis com testemunhos sobre a Eucaristia, e momentos de celebração da Fé em torno de Jesus Eucaristia, como a Missa solene presidida por Dom Franco Coppola, Núncio Apostólico no México, no Estádio Carlos Iturralde às 17h do sábado 21; e a Eucaristia de Encerramento no domingo, 22, às 17h30, que será presidida por Dom Piero Marini.

Os trabalhos do Congresso se desenvolverão no Complexo Desportivo Kukulkán. (EPC)

 
Comentários