Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Imagem Peregrina de Fátima inicia “Missão Fátima-Nicarágua”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/01/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 23-01-2020, Gaudium Press) A Imagem da Virgem Peregrina de Fátima inicia no dia 25 de janeiro, na catedral metropolitana de Manágua, uma peregrinação à Nicarágua, que durará um ano e meio, período em que percorrerá todo o país.

Imagem Peregrina de Fátima inicia Missão Fátima-Nicarágua- Foto Santuário.jpg
A Imagem da Virgem Peregrina de Fátima inicia no dia 25 de janeiro,
peregrinação à Nicarágua que durará um ano e meio.
Foto: Santuário de Fátima

Na última terça-feira, a Imagem foi entregue pelo diretor do Departamento de Liturgia, padre Joaquim Ganhão, numa celebração simbólica, aos elementos do comité organizador da “Missão Fátima-Nicarágua”, composto por sacerdotes e leigos, da diocese de Jinotega, no norte do país.

Abrir os Coraçõ

Na ocasião o capelão do santuário de Fátima desejou que esta peregrinação “abra os corações dos homens” e que seja um momento para que o povo da Nicarágua siga o exemplo dos pastorinhos e que, tal como eles, “se entregue a Deus sem medo” e tenha no Imaculado Coração de Maria “o refúgio e o caminho que os conduz até ele”.

“Desejamos que a Nossa Mãe do Céu traga a paz, a fé e a alegria do Evangelho a todos os lugares da Nicarágua.
Que Maria inspire a todos, desde sacerdotes a leigos, às famílias, às crianças, aos idosos e doentes e lhes dê a sua bênção maternal”.

Primeira visita da Imagem Peregrina à Nicarágua

É a primeira vez que uma imagem de Fátima estará neste país da américa central, embora os primeiros esforços nesse sentido datem de 1982. Questões externas à igreja impediram a deslocação na altura, mas “nunca desistimos”.

A peregrinação da imagem será realizada entre janeiro de 2020 e julho de 2021, percorrerá 360 paróquias das nove dioceses da Nicarágua.

“É uma peregrinação nacional, que conta com o apoio da conferência episcopal da Nicarágua e do próprio Vaticano pois o Papa concedeu um ano de indulgências plenárias para esta celebração” disse na Sala de Imprensa do Santuário o responsável pela Missão Fátima-Nicarágua, Norlan Herrera Blandón.

O povo confia muito na Virgem Maria

“Estamos enfrentando uma situação social e política muito difícil. É um momento de desesperança. Esta viagem é o que a Nicarágua precisa: a virgem há de nos servir de consolo, levando a paz aos corações dos homens” afirmou Norlan.

Conversão, a Reconciliação e a Adoração Eucarística

“Vamos promover a mensagem de Fátima, com base nos pilares fundamentais: a conversão, a reconciliação e a adoração eucarística.

A Nicarágua vai rezar muito à virgem pela paz no mundo. Aliás já estamos a desenvolver catequeses marianas inseridas na preparação desta peregrinação”, acrescenta Norlan.

“Maria reina na nossa pátria, Rainha da Paz”

“Maria reina na nossa pátria, Rainha da Paz” é o título desta peregrinação que levará a imagem de nossa senhora de Fátima, uma vez mais, até às periferias.

Prisões, hospitais, lares de idosos, colégios, conventos, escolas e casas religiosas serão alguns dos lugares onde a imagem estará para ser venerada.

Também serão organizadas procissões de velas, com a certeza de que chegará a “zonas inimagináveis”, garante Norlan Herrera Blandón, da diocese de Jinotega, de onde partiu a iniciativa desta peregrinação que acabou por abarcar todo o país.

“Na Nicarágua o povo confia muito na virgem e julgo que a virgem vai levar o consolo que tanta gente espera e necessita. Em Jinotega sabemos bem o que é a guerra e o que foram as suas consequências” comentou ainda.

“A Virgem tem aberto portas de par em par para chegar; não conseguiu em 82 mas consegue agora”, adianta.

Peregrina da Paz”

Esta é apenas uma das viagens que a virgem peregrina de Fátima fará como embaixadora da paz este ano. Argentina, Chile, Estados Unidos, Itália, Brasil, Espanha e Portugal são alguns dos países onde estará uma imagem de Fátima durante o ano de 2020.

As deslocações far-se-ão um pouco durante todo o ano mas é entre maio e julho que se registará o maior número de deslocações.(ARM)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Santuário de Fátima-Portugal)

 

 
Comentários