Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Mais antiga carta de um cristão é descoberta na Suíça
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/07/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Suíça – Basileia (Quarta-feira, 17-07-2019, Gaudium Press) A Universidade de Basileia, localizada na Suíça, conserva há mais de cem anos um manuscrito recentemente identificado como a carta cristã mais antiga do mundo.

Mais antiga carta de um cristão é descoberta na Suíça.jpg

O papiro, datado do ano 230 e nomeado como ‘P.Bas. 2.43’, consiste na carta que um homem chamado Arriano escreveu ao seu irmão Paulus. Esse documento permitirá recopilar informações valiosas sobre como viviam os primeiros seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo no Egito durante o reinado do Império Romano, que não está registrada em nenhuma outra fonte histórica.

De acordo com a universidade suíça, o manuscrito faz parte de uma coleção cartas conservadas do Egito greco-romano e se destaca pela fórmula que o autor usa como despedida, pois escreve: “Rezo para que tudo esteja bem contigo, no Senhor”.

“O uso desta abreviatura, conhecida neste contexto como nomen sacrum, não deixa lugar para dúvidas sobre as crenças cristãs do remetente”, explica Sabine Huebner, professora de História Antiga na Universidade de Basileia.

Para a especialista esta “é uma forma exclusivamente cristã com a qual estamos familiarizados desde os manuscritos do Novo Testamento”. Além disso, o nome do irmão também é revelador, porque “Paulus era um nome extremamente raro para aquela época e podemos deduzir que os pais mencionados na carta eram cristãos e chamaram o seu filho com o nome do apóstolo” no início do ano 200 DC.

Através de uma profunda pesquisa, Huebner conseguiu rastrear o papiro até o ano de 230 DC, o que torna a carta 40 ou 50 anos mais antiga do que outras missivas cristãs conhecidas pelo mundo. “Arriano e seu irmão Paulus eram jovens, educados pela elite local, latifundiários e funcionários públicos”, afirmou a Universidade de Basileia. (EPC)

 
Comentários