Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Milhares de jovens peregrinam até o Santuário da Piedade, em Minas Gerais
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/08/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Belo Horizonte (MG) (Sexta-feira, 16-08-2019, Gaudium Press) Milhares de jovens participaram da 24ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas, na quinta-feira, 15 de agosto.

Milhares de jovens peregrinam até o Santuário da Piedade, em Minas Gerais- Foto Arquiocese Belo Horizonte.jpeg

A Peregrinação foi promovida pela Arquidiocese de Belo Horizonte, através do Secretariado Arquidiocesano de Juventude (SAJ).

Neste ano a Peregrinação propôs uma reflexão sobre o tema: “Juventude em missão pelo direito à vida” e com o lema “Com Maria, peregrinos e agentes da transformação”. Era proposto também um enfoque que promovia a preservação da Serra do Piedade, local onde se situa o Santuário da Padroeira de Minas, e uma recordação da necessidade de promoção da vida.

Programação

A programação iniciou-se às 8h. Os peregrinos subiam a Serra da Piedade rezando o terço.

Era uma multidão que caminhava rumo à Casa da Mãe Piedade, cantando músicas e fazendo suas orações.

Às 11h, todos se reuniram na Praça Cardeal Mota, diante da Ermida da Padroeira, para Celebrar a Eucaristia presidida por dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a juventude.

Um gesto de fé para todas as idades

Nathalia Marques Vieira é coordenadora do grupo Perseverança, da Paróquia São Tiago Maior, bairro São José, em Belo Horizonte.

Ela coordenou a participação de mais de 90 adolescentes que participaram ativamente de todos os atos da peregrinação.

A devoção e a alegria próprias da juventude marcaram a caminhada até o topo do Santuário.

Nathalia conta que essa foi a primeira peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade que o grupo, criado em 2018, participou: “Foi uma bela experiência religiosa e um momento único de vivência da fé”, disse.

Mas, não eram só jovens subindo o longo e difícil caminho que leva ao topo da Serra.

No meio da multidão de jovens, uma senhora de 70 anos, cantava e distribuía sorrisos: era dona Vera Lúcia.

Ela contou que participa da Peregrinação há muitos anos. Dona Vera peregrinou com seus filhos por vários anos, por anos seguidos subiu com seus netos até o Santuário da Piedade e, agora, ela estava lá, firme e entusiasmada conduzindo seus bisnetos.

Num misto de alegria e emoção, dona Vera foi sincera quando afirmou:
“Não existe idade para ser jovem… “

Embora acostumada a visitar o Santuário desde criança, a Peregrinação continua sendo um momento singular para dona Vera. Ela está lá todos os anos testemunhando sua Fé e tem especial carinho pela Peregrinação da Juventude: “a juventude tem uma alegria especial, quando estou no meio desses jovens, me sinto alegre, cheia de energia”.

Juventude: dom de grande valor

Durante sua homilia, Dom Vicente destacou a beleza singular da juventude: “muitos são os jovens aqui, cada um com suas características e essa multiplicidade de características é a beleza da juventude”.

O Bispo lembrou ainda que “a juventude é um dom de Deus de grande valor, que precisa ser vivido com alegria, mas com cuidado para não ser desperdiçado “.

Dom Vicente destacou um pedido aos que lá estavam: que “o jovem valorize a Casa Comum, preservando a natureza para o futuro, além de nossas vidas, pois mais belo presente que recebemos de Deus foi um mundo tão belo para se viver”.

Continuação

Terminada a celebração e após outras fases também marcantes da programação, os jovens rezaram pelas vítimas da tragédia Brumadinho (que fica perto da Serra) e, aos pés da imagem de Jesus crucificado, se comprometeram a rezar por todas as vítimas e seus familiares.

Ainda por algum tempo os jovens permaneceram no Santuário. Participaram de apresentações culturais, organizadas pelas Paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Pascom – BH)

 

 
Comentários