Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Nomeado novo reitor para a Pontifícia Universidade Antonianum
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/06/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

O frade mexicano Agustín Hernández Vidales, da Ordem dos Frades Menores, foi nomeado reitor para o triênio 2020-2023.

Itália – Roma (29/05/2020 17:00, Gaudium Press) A Congregação para a Educação Católica, através do Cardeal Giuseppe Versaldi, nomeou o frade mexicano Agustín Hernández Vidales, da Ordem dos Frades Menores, como reitor da Pontifícia Universidade Antonianum (PUA) de Roma.

Nascido no dia 14 de junho de 1970, em Corupo, México, Agustín Hernández é doutor em Filosofia pela PUA, tendo apresentado uma tese sobre “A felicidade humana em Filebo e Platão, uma indicação para o divino”. O Professor Hernández foi Decano da Faculdade de Filosofia e Vice-Reitor da PUA nos triênios 2014-2017 e 2017-2020.

Pontifícia Universidade Antonianum

O Antonianum teve sua origem no ano de 1887, quando o então Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores decidiu fundar em Roma um estudo geral para toda a Ordem. Entretanto, as atividades acadêmicas do Collegium Sancti Antonii Patavini in Urbe foram iniciadas somente no dia 20 de novembro de 1890, contando com a bênção do Papa Leão XIII.

No dia 17 de maio de 1933, a Congregação para a Educação Católica declarou canonicamente erigido o Athenæum Antonianum in Urbe, com as Faculdades de Teologia, de Direito canônico e de Filosofia, autorizando-o a conferir tais graus acadêmicos. No dia 4 de junho de 1938, o Papa Pio XI concedeu ao Ateneu o título de Pontifício e, em 15 de agosto do mesmo ano, foram aprovados os seus estatutos.

No dia 4 de setembro de 2001, a Congregação para a Educação Católica transformou o Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, até então seção da Faculdade de Teologia do Ateneu, erigindo-o como Faculdade de Ciências Bíblicas e de Arqueologia do mesmo Ateneu, com o poder de conferir os graus acadêmicos de bacharelado em sagrada teologia, assim como a licença e o doutoramento em Ciências bíblicas e arqueologia.

O Pontifício Ateneu Antonianum, constituído por quatro Faculdades, viu-se assim em condições para ser distinguido com o título de universidade. Com um solene ato acadêmico se celebrou a elevação do Pontifício Ateneu Antonianum à categoria de Universidade, feita pelo Papa São João Paulo II no dia 11 de janeiro de 2005. (EPC)

 
Comentários