Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Ordem dos Pregadores elege novo Superior Geral
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/07/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Vietnã – Biên Hoà (Segunda-feira, 15-07-2019, Gaudium Press) O Padre Gerard Francisco Timoner III, foi eleito no último sábado, 13, como novo Mestre da Ordem dos Pregadores (os Dominicanos). O sacerdote filipino se torna assim o primeiro asiático a assumir essa função e o terceiro sucessor de São Domingos não europeu. O primeiro foi o sacerdote mexicano Antonio Monroy, no século XVII, e o segundo foi o argentino Padre Carlos Azpiroz.

Ordem dos Pregadores elege novo Superior Geral 1.jpg

A eleição ocorreu durante o 290º Capítulo Geral da Ordem dos Pregadores, que desde o dia 07 de julho está sendo realizado na cidade de Biên Hoà (Vietnã) e que se encerrará no dia 04 de agosto.

Em sua primeira mensagem como Mestre da Ordem dos Pregadores, o Padre Timoner recordou que São Domingos dizia aos seus discípulos que “não é que nos limitemos a pregar, é que somos pregadores. Missão não é o que fazemos, missão é o que somos”.

O sacerdote ressaltou também que “a essência da Igreja é a comunhão, concretizada de uma maneira extraordinária quando os irmãos celebram a Eucaristia. Nós dominicanos temos que servir a Igreja com aquilo que somos: uma comunhão de irmãos. Ajudar a este Igreja a chegar a ser uma forte comunhão de irmãos. Não temos que olhar continuamente para nós mesmos, mas para a Igreja que devemos ajudar a servir e construir”.

Ordem dos Pregadores elege novo Superior Geral 2.jpeg

Concluindo seu discurso, o novo superior dos Dominicanos confessou que se sentiu fortalecido com o apoio de seus irmãos de vocação. “Os frades, quando vieram me saudar depois da eleição disseram-me que rezavam por mim e isso me deu coragem para assumir minha missão”.

Nascido em 1968, na cidade de Daet, Camarines Norte (Filipinas), o Padre Timoner foi ordenado sacerdote em 1995 e se licenciou em Filosofia e Teologia. Se doutorou na Universidade Católica de Nijmegen, nos Países Baixos, em 2004. Foi prior na província dominicana nas Filipinas, assim como vice-chanceler e vice-reitor de assuntos religiosos da Universidade São Tomás de Manila, nesse país. (EPC)

 
Comentários