Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Papa a Congresso de Leigos na Espanha: o mandato missionário é sempre atual
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/02/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 14-02-2020, Gaudium Press) Desta sexta-feira, 14/02, até o próximo domingo,16/02, estará sendo realizado o Congresso Nacional de Leigos, em Madri, na Espanha, tendo como tema “Povo de Deus em saída”.

Papa a Congresso de Leigos na Espanha- o mandato missionário é sempre atual-Foto CEE.jpg
“Ide e anunciai o Evangelho”(Mt 28,19).
Foto: CEE

Neste Congresso estarão sendo representadas todas as dioceses espanholas, dos diferentes movimentos e associações de apostolado, quando buscarão a determinação de propostas concretas e linhas de atuação para dinamizar o laicato.

Mensagem do Papa

A propósito do Congresso, o Papa Francisco enviou uma Mensagem ao cardeal Ricardo Blázques Pérez, arcebispo de Valladolid e presidente da Conferência Episcopal Espanhola:

“O mandato missionário é sempre atual e se dirige a nós com a força de sempre, para fazer ressoar a voz sempre nova do Evangelho neste mundo em que vivemos, particularmente nesta velha Europa, na qual a Boa Notícia se vê sufocada por tantas vozes de morte e desespero”, diz Francisco em um trecho da Mensagem ao cardeal Blázquez Pérez.

São Cirilo e São Metódio

Francisco julga ser significativo que o Congresso tenha início no dia em que a Igreja celebra a memória dos Santos Cirilo e Metódio, padroeiros da Europa:

“Eles impulsionaram uma grande evangelização neste continente levando a mensagem do Evangelho àqueles que não o conheciam, tornando-o compreensível e próximo das pessoas de seu tempo, com uma linguagem e forma novas. Com criatividade e testemunho foram capazes de levar a luz e a alegria do Evangelho a um mundo complexo e hostil”.

Somos Povo de Deus, convidados a viver a fé

Seguindo o lema do Congresso, o Papa afirma que “somos Povo de Deus, convidados a viver a fé, não de forma individual nem isolada, mas na comunidade, como povo amado e querido de Deus”.

Ele afirma que não somos uma aglomeração, nem uma ONG, mas a família de Deus convocada em torno de um mesmo Senhor.

Para o Papa, recordar isso nos leva a aprofundar cada dia nossa fé:
“um dom que se vive na ação litúrgica, na oração comum de toda a Igreja e que deve ser anunciado. É o povo convocado por Deus, que caminha sentindo o impulso do Espírito, que o renova e lhe faz voltar-se a Ele”.

O Povo de Deus “é chamado a deixar para trás suas comodidades e a dar o passo em direção ao outro, tentando dar razão da esperança, não com resposta pré-fabricadas, mas encarnadas e contextualizadas para tornar compreensível e acessível a Verdade que como cristão nos move e nos faz felizes”, diz o Pontífice.

‘Ide e anunciai o Evangelho’

Segundo Francisco, a Palavra de Deus precisa ser pregada com paixão e alegria através do testemunho cristão:

“É a hora de vocês, homens e mulheres comprometidos no mundo da cultura, da política, da indústria… que com seu modo de viver sejam capazes de levar a novidade e a alegria do Evangelho onde quer que estejam”.

O Papa conclui sua mensagem incentivando os congressistas a não terem medo de sais, tomar as ruas, de entrar em todos os segmentos, ir ao encontro do outro, segurando-o pelas mãos, para ajudá-lo, animá-lo ou, simplesmente, acompanhá-lo em sua vida.

E Francisco finaliza:

“Que o mandato do Senhor ressoe sempre em vocês: ‘Ide e anunciai o Evangelho’ (Mt 28,19).

(JSG)

 

 
Comentários