Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Portugal: 45º Encontro Nacional de Liturgia tratará da Missão
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/07/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lisboa – Portugal (Quinta-feia, 18-07-2019, Gaudium Press) Entre os dias 22 e 26 de julho será realizado em Fátima, Portugal, o 45.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica.

Portugal-45º Encontro Nacional de Liturgia tratará da Missão-FOTO ARQUIVO gAUDIUM pRESS.jpg

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) de Portugal que promove esse Encontro de Pastoral Litúrgica, informa que este ano ele terá como enfoque principal a missão.

O tema desse Encontro será ‘Liturgia e Missão’.

Para os organizadores, o projeto dos Encontros tem sido sempre uma escola de oração e uma experiência orante de “ver como se faz, como se deve fazer e também buscar novas formas de oração para a vida da Igreja”.

Segundo o cônego Luís Manuel Pereira da Silva, em declarações feitas para a Agência ECCLESIA, será um “encontro que nos vai ajudar a tomar consciência da dimensão da missão e incita na própria missão da Igreja e concretamente na dimensão litúrgica da Igreja que abarca no geral os sacramentos, toda a vida orante da Igreja e do crente”.

Para o professor de Liturgia na Universidade Católica Portuguesa e pároco da Sé de Lisboa, “Missão é levarmos Cristo aos outros, primeiro com a nossa vida, se aquilo em que acreditamos não o vivemos e não o celebramos, não o transmitimos”.

Liturgia, Oração, Vida e Missão

“Toda a liturgia impulsiona a oração, toda a liturgia impulsiona a vida.

Se aquilo que celebramos fica fechado em quatro portas e não se traduz na nossa vida, no nosso dia-a-dia, no nosso trabalho, na escola, na faculdade, na vizinhança, no bairro, é um puro consumo religioso, ou até na liturgia um consumo estético porque pode-se fazer uma liturgia muito bonita, uma coreografia de figurantes”, afirmou o cónego Luís Manuel Pereira da Silva que faz parte da equipe diretora do SNL.

Ambiente do Encontro

O cônego Luís Manuel informou também que se encontram em Fátima “todas as pessoas mais ligadas à liturgia” e cria-se “um ambiente familiar e de grande proximidade” com os participantes para se poder “transmitir, partilhar experiências, animar os ânimos mais desanimados, incentivar”.

Portugal- 45 Encontro Nacional de Liturgia tratará da Missão.jpg

Programa

O encontro começa com o padre Carlos Aquino, da Diocese do Algarve, que falará sobre ‘O desafio missionário da Iniciação Cristã’.

No dia seguinte as atenções se voltam para ‘a dimensão missionária dos sacramentos da cura’ que será desenvolvida pelo padre Jorge Vilaça, de Braga.

No terceiro dia, o bispo de Bragança-Miranda, Dom José Cordeiro, que é o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade de Portugal, discorre sobre ‘o envio missionário nos sacramentos do serviço e da comunhão’.

Dom Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, também falará neste dia sobre ‘a dimensão litúrgica da missão’.

O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica da Igreja Católica em Portugal faz parte “também das grandes opções da Igreja Universal”, que vai viver um outubro missionário extraordinário. (JSG)

 

 
Comentários