Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Templo argentino de Nossa Senhora de Aránzazu é declarado Basílica Menor
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/06/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

A nova Basílica custodia em seu interior a imagem de Nossa Senhora de Aránzazu, venerada na cidade há mais de 200 anos.

Argentina – Victoria (29/05/2020 10:00, Gaudium Press) O templo paroquial de Nossa Senhora de Aránzazu, localizado na cidade argentina de Victoria, Diocese de Gualeguaychú, foi declarado pela Santa Sé como Basílica menor.

A nova Basílica é um centro de grande serviço pastoral em benefício do povo de Deus, para o qual acodem peregrinos de todo país. Em seu interior é custodiada a imagem de Nossa Senhora de Aránzazu, venerada na cidade há mais de 200 anos.

Intensificar vínculo com a Igreja de Roma

Segundo o Bispo de Gualeguaychú, Dom Héctor Luis Zordán, o título foi concedido pelo Papa Francisco “com o objetivo de intensificar o vínculo dessa igreja com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, além de promover sua exemplaridade como centro de particular ação litúrgica e pastoral na Diocese”.

“É uma alegria que compartilhamos, particularmente no curso deste Ano Mariano Nacional pela celebração do quarto centenário do encontro da imagem de Nossa Senhora do Valle, e ficará como um sinal e uma recordação deste Ano Mariano em nossa Igreja diocesana. Oportunamente, e quando pudermos festejar convenientemente, comunicaremos o programa de celebrações que iremos realizar com este motivo”, afirmou Dom Zordán.

Basílica: origem do termo, tipos e requisitos

A palavra ‘basílica’ deriva do grego ‘basiliké’ que significa ‘casa real’. Ao longo da história, os Papas outorgaram o título de basílica aos templos que se destacaram por sua importância espiritual e histórica.

Existem dois tipos de Basílica: as maiores e as menores. Existem apenas quatro Basílicas Maiores e elas estão todas em Roma. São as seguintes: de São Pedro, de São João de Latrão, de São Paulo Extramuros e de Santa Maria Maior. Já as menores são por volta de 1500 e estão espalhadas pelo mundo.

Para que um templo possa alcançar o título de Basílica, é necessário que ele atenda três requisitos: ser um templo destacado por sua arquitetura; ser um centro espiritual de uma comunidade, um santuário para uma multidão de devotos que acodem à ele; possuir um tesouro espiritual e sagrado pelo culto ininterrupto ao Senhor, à Nossa Senhora ou ao Santo venerado nele.

Basílica de Nossa Senhora de Aránzazu

Inaugurado no dia 8 de setembro de 1876, o templo de Nossa Senhora de Aránzazu é uma joia arquitetônica em forma de cruz italiana que possui características da arte românica medieval. Em seu interior conta com uma rica decoração pictórica, realizada por Juan Augusto Fusilier, um dos mais destacados pintores argentinos de obras de caráter religioso. (EPC)

 
Comentários