Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Vaticano-Vietnã: encontro assegura ‘salvaguarda da liberdade religiosa’
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/08/2019
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 23-08-2019, Gaudium Press) Um comunicado do grupo conjunto de trabalho dedicado às relações diplomáticas entre o Vaticano e o Vietnã foi divulgado nesta sexta-feira pela sala de Imprensa da Santa Sé.

Vaticano-Vietnã - encontro assegura salvaguarda da liberdade religiosa-FOTO Arquivo Gaudium Press.jpeg

O Grupo de trabalhos esteve reunido nestes últimos dias em Roma.

O texto divulgado diz que os membros daquele grupo de trabalho diplomático afirmam e destacam os “desenvolvimentos positivos” que “nos anos mais recentes” marcam as relações bilaterais entre a Santa Sé e o Vietnã.

Vietnamitas

A delegação vietnamita, que foi conduzida pelo vice-ministro vietnamita para os Assuntos Exteriores, To Anh Dung, destacou que foi reforçado o empenho na “execução de uma política consistente de respeito e salvaguarda da liberdade religiosa e de crença”.

Incluindo nessa afirmação no que se refere “à atividade e ao desenvolvimento da comunidade católica presente no território”.

Representantes do Vaticano

A representação Vaticana que foi encabeçada pelo subsecretário das Relações com os Estados, padre Antoine Camilleri, saudou “o apoio que o Estado vietnamita tem concedido à Igreja Católica”, e “reafirmou o desejo de que os fiéis católicos possam viver de acordo com a sua vocação” e “contribuir” também, enquanto cidadãos, “para o desenvolvimento e bem-estar do Vietnã”.

Estatuto do representante diplomático

Este foi o oitavo encontro deste grupo de trabalho entre representantes do Vaticano e Vietnã e um dos aspetos que marcou a reunião de trabalho foi a regulamentação do estatuto do representante diplomático da Santa Sé e do Papa no Vietnã.

Um outro compromisso surgido entre os representantes dos dois estados foi o de “prosseguir com este diálogo bilateral”, num clima de “confiança e de respeito mútuo”.

Relações Diplomáticas

A Santa Sé e o Vietnã não têm relações diplomáticas plenas e vêm sendo realizados, através do referido grupo de trabalho bilateral, encontros visando o estabelecimento dessas relações.

Mais de 20 prelados da Cúria Romana ou delegações do Vaticano já estiveram em território vietnamita, para encontros com a comunidade católica e autoridades governamentais, desde que em 2007, foram restabelecidos os contatos bilaterais.

O comunicado distribuído na Sala Stampa indica que tudo conduz a que, de futuro, se venha a “estender estes contatos bilaterais ao mais alto nível”..

Já durante a atual visita ao Vaticano, a delegação vietnamita teve uma audiência com o Papa Francisco e também reuniu-se com o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, e com o secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, o arcebispo Paul Richard Gallagher.

Católicos no Vietnã

O Vietnã tem cerca de 82 milhões de habitantes. Os católicos chegam 6 milhões. É o segundo em número de fiéis no sudeste da Ásia, ficando apenas atrás das Filipinas.

Porém as relações entre o Estado vietnamita e a comunidade católica têm sido marcadas por fortes tensões e desavenças.

Exigências de liberdade religiosa e de restituição das propriedades confiscadas pelo regime comunista marcam os desentendimentos.

O último encontro entre as duas delegações tinha sido em dezembro de 2018. (JSG)

 

 

 
Comentários