Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Vítima da Covid-19, falece Dom Henrique Soares, bispo de Palmares
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/07/2020
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Dom Henrique foi sepultado, na manhã de domingo na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, em Palmares, interior de Pernambuco.

 Dom Henrique foi sepultado, na manhã de domingo na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, em Palmares, interior de Pernambuco.

Redação (20/07/2020 13:58, Gaudium Press) A Diocese de Palmares, em Pernambuco, acaba de perder seu Bispo.
Em uma nota publicada em seu site, a Diocese informou o falecimento de Dom Henrique Soares, de 57 nos, vítima da Covid-19:

“É com imensa tristeza que neste dia 18 de julho, comunicamos o falecimento, no Hospital Memorial São José, em Recife, Pernambuco, de nosso Bispo Diocesano, Dom Henrique Soares da Costa.”

O corpo do bispo Henrique Soares da Costa foi sepultado, na manhã de domingo (19), na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição dos Montes, no município de Palmares, interior de Pernambuco.

A missa das exéquias precedeu o sepultamento e foi acompanhada por padres, diáconos, além de outros bispos e alguns familiares de dom Henrique.
Tudo foi transmitido pela internet, em virtude das restrições de público impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Falecimento deixa entristecido os diocesanos

A notícia do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa correu célere e deixou entristecidos os seus diocesanos.

Talvez justifique esta consternação o fato de nos seis anos em que conduziu o Povo de Deus da Diocese de Palmares, Dom Henrique tenha estado sempre junto de seu clero e de seu povo com os quais exercia seu múnus episcopal sendo considerado “Pai e Pastor” –como ele mesmo gostava de dizer.

Bispos, sacerdotes, leigos se manifestam: pesar, tristeza, agradecimento

De todos os cantos do Brasil, Bispos, sacerdotes, leigos se manifestaram expressando pesar, tristeza, e agradecimento pela vida do ainda jovem Bispo de Palmares.

As redes sociais logo se transformaram no local preferido a manifestação dos sentimentos vindos de todos os cantos.

E parece que aqui também isso seja compreensivo para os que conheciam o trabalho sólido e profundo que o transformaram em dos bispos mais admirados do Brasil.

Abundantes homenagens na internet

As abundantes homenagens na internet indicam o alcance da estima que dom Henrique havia merecido entre os fiéis. Centenas de internautas fizeram questão de postar homenagens a Dom Henrique e deixar claro o porquê das homenagens:

“O número de homenagens a Dom Henrique é o grito dos católicos sedentos por bons e santos pastores”, diz Jefferson Andrade. 

O Padre Gabriel Vila Verde postou em sua rede social:
“A Páscoa de Dom Henrique abalou o Brasil. Não se fala de outro assunto nas redes sociais! Uma verdadeira chuva de fotos, vídeos e textos sobre ele. Sabe qual a razão disso? A saudade das ovelhas que perdem um bom pastor. Neste tempo de superficialidade e de tanto fingimento, vimos em Dom Henrique um homem verdadeiramente apaixonado por Jesus, que falava com emoção e convicção. Não encenava um teatro, mas transmitia verdade e simplicidade a todo instante. ”

  Padre Paulo Ricardo escreveu em seu site oficial:
“Muito nos consola saber que Dom Henrique morreu como viveu: segundo comunicado da família, ele ‘fez questão de enfatizar, antes da intubação, com a firmeza da sua têmpera e profundidade da sua fé, que estava espiritualmente bem, inteiro, nas mãos de Cristo’. Grande esperança nos dão, também, as datas dos últimos acontecimentos da vida de Dom Henrique. Dom Henrique foi intubado no dia de Nossa Senhora do Carmo e faleceu no dia mariano por excelência: o sábado”.

Quem foi Dom Henrique Soares da Costa, Bispo de Palmares

Dom Henrique Soares da Costa nasceu no dia 11 de abril de 1963 em Penedo, Alagoas. Aos 18 anos de idade ingressou no Seminário de Maceiro e em 1984 concluiu o bacharelado em filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

No período de 1985 a 1989 foi noviço no Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro, e no Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo.

Regressou para o Seminário de Maceió, em 1990 onde iniciou a faculdade de Teologia. No ano seguinte, foi para Roma e concluiu a Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, com mestrado em Teologia Dogmática.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1992. Como sacerdote, foi reitor da Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Maceió, de 1994 a 2009 foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda (PE), e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maceió, do Cabido Metropolitano e do Colégio de Consultores. Ainda foi Vigário Episcopal para os leigos e coordenador da Comissão de Formação Política e responsável pelos diáconos permanentes e pela escola diaconal arquidiocesana.

Em 1º de abril de 2009 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju. Foi ordenado bispo no dia 19 de junho de 2009, por dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo de Maceió.
Seu lema episcopal era “In Christo Pascere” (“Apascentar em Cristo”).

No dia 19 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Palmares. No Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) era presidente da Comissão Regional Pastoral para Cultura e Educação. (JSG)

 
Comentários