Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Serviços


Santo do Dia


Santa Ema, Viúva - Data: 29 de Junho 2015
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

Santa Ema, filha de conde e parente de Santo Henrique, o imperador, foi educada na corte onde se sobressaiu Santa Cunegunda, a imperatriz.

Casada com Guilherme, um landgrave (1), teve dois filhos: Guilherme e Hartwig. Ambos foram assassinados ao mesmo tempo, quando inspecionavam as minhas de ouro e prata, onde o pai os colocara como diretores.

A dor de Santa Ema foi cruciante. E o landgrave, no auge da desesperação, idealizou uma vingança tremenda, na qual pudesse afogar a dor da esposa e a própria. Ema, todavia, conteve-o. E Guilherme, caindo em si, por penitência, empreendeu uma peregrinação a Roma, no regresso da qual, santamente expirou.

Ema, resignada com a sorte, desfez-se da fortuna. Distribuiu uma parte aos pobres e a outra empregou em piedosas fundações. Ergueu um mosteiro para homens e mulheres; o castelo em que vivia, transformou-o em convento; e uma igreja, consagrada a Nossa Senhora, foi erigida em 1043.

Falecida em 1045, teve as relíquias colocadas na vasta catedral de Gurk no ano de 1174.(Vida dos Santos, Padre Rohrbacher, Volume XI, p. 379-380)

 
Comentários